sexta-feira, 25 de julho de 2008

GUERRA ABERTA!!!!


Guerra aberta no Minho


Rivalidade entre V. Guimarães e Sp. Braga levada ao extremo Vitorianos ganharam Douglas, perderam Alan e Renteria e tentaram roubar Mossoró FC Porto apoia bracarenses e Benfica aliou-se aos vimaranenses


O Minho já não havia memória de algo assim. Subitamente, as posições extremaram-se. Mesmo nunca esquecidos por adeptos mais fervorosos e claques mais ou menos organizadas (entre pedradas e sopapos, há sempre relatos e registos de vidros partidos, chapa amolgada e, também, feridos nos permanentes reencontros das duas equipas), os ódios e rivalidades dos maiores emblemas minhotos foram inquestionavelmente diluídos num passado recente, por operações de charme promovidas pelas últimas direcções de ambos os clubes (alguém já esqueceu a conferência conjunta entre Vítor Magalhães e António Salvador, na véspera do enésimo jogo entre vimaranenses e arsenalistas, há três épocas?) e por relações de amizade entre dirigentes (sabiam que os actuais líderes do Sp. Braga e V. Guimarães, além de partilharem o mesmo ramo de actividade, nunca esconderam os laços de franca harmonia que os unem?).Incrivelmente, surpreendentemente, surge agora o recuperar de uma história quase centenária, feita e construída à base de intrigas, de ataques verbais, de denúncias de roubos de jogadores, de confrontos de adeptos à entrada e saída das duas cidades separadas por uma dúzia de quilómetros, com o expoente máximo dessa rivalidade a vislumbrar-se entre as quatro linhas de um relvado de futebol e as bancadas que rodeiam o terreno de jogo.Porquê tanto fel novamente destilado? Porquê despertar rancores, abominações, aversões e inimizades que estavam praticamente adormecidos e controlados?



ORIGEM DE NOVOS ÓDIOS


A Champions League surge, decididamente, como causador máximo do reacender de desamores e animosidades que começam a ser levados ao extremo, apesar de tentativas vãs de posições mais ou menos diplomáticas entre dirigentes dos dois clubes. Sim, não há como camuflar sentimento tão lancinante e facilmente perceptível nos diálogos cruzados e outras conversas vadias — em Braga não faltou quem se roesse terrivelmente de inveja pela proeza vitoriana de atingir o 3.º lugar e a hipótese de jogar a última pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões; em Guimarães, pelo contrário, os adeptos, naturalmente ufanos, continuam a atirar à cara dos vizinhos conquista tão singular. Mas, verdadeiramente, não foi por aí ou, melhor, não foi só por isso que os dois clubes começaram a transformar o mercado de jogadores no cenário preferido para uma guerra aberta.Tudo começou, tudo teve real origem na união V. Guimarães-Benfica e na luta que os dois emblemas travaram na UEFA contra o FC Porto. Defendiam vitorianos e benfiquistas que os dragões não deviam poder jogar nesta edição da Champions. Os portistas não apreciaram nem um pouco a colagem do Vitória ao Benfica, até pela aliança férrea que azuis e vimaranenses exibiram na última temporada (entre cedências, compra e venda de jogadores, os vitorianos, imaginem!, chegaram a receber do FC Porto 420 mil euros a mais na transferência de Rabiola para o Dragão, em jeito de compensação por Jorginho ter ido para Braga...). Pior do que não terem gostado nada da afronta vitoriana, os dragões tentam demonstrá-lo com actos e decisões a tentar privilegiar descaradamente o Sp. Braga.



DOUGLAS, O PRIMEIRO


Assim, além de terem inviabilizado a transferência de futebolistas do Dragão para o Castelo (Alan, Adriano, Pitbull e Renteria eram alguns dos que estavam inicialmente prometidos ao Vitória), o FC Porto acabaria por ceder a título definitivo o primeiro daquela lista ao Sp. Braga e fê-lo um dia depois de Manuel Cajuda quase ter pedinchado publicamente pelo empréstimo do atacante brasileiro, um dos mais valiosos jogadores da dourada época 07/08 vimaranense.Mais: o FC Porto também já chegou a acordo com os bracarenses para o empréstimo de Renteria e falta só este aterrar na Invicta (o colombiano aguarda por um visto de saída do seu país) para ser reencaminhado para a cidade dos Arcebispos.Contas feitas, a vantagem do Sp. Braga sobre o V. Guimarães é óbvia: no jogo pela contratação de jogadores, os bracarenses chegaram ao dois-a-zero com extrema facilidade e alto patrocínio portista.O que poucos sabem e A BOLA está em condições de revelar é que o braço de ferro travado entre Sp. Braga e Vitória começou com um triunfo dos últimos. O jogador em causa era Douglas, que já veste de branco e esteve a um pequeno passo de vestir de vermelho. Mas os 600 mil euros oferecidos pelos vitorianos ao América de Minas Gerais superaram enormemente (o dobro, diz-se) a oferta bracarense.



TRÊS-A-UM


O score é, pois, de dois-a-um, a favor dos bracarenses. Perdão, era de dois-a-um, pois actualmente é de três-a-um. Passamos a explicar: os vitorianos, nas últimas horas, fizeram tudo para tentar desviar Márcio Mossoró do Sp. Braga. Chegaram a telefonar para o Internacional de Porto Alegre a anunciar que estavam dispostos a superar qualquer oferta de compra do passe do ex-maritimista feita pelos bracarenses, oferecessem estes meio, um ou dois milhões de euros por Mossoró. O Vitória buscava a révanche por ter visto fugir Alan, mas não foi a tempo. Isto porque, quando telefonaram de Guimarães a fazer tão ousada proposta, já Mossoró estava vendido e tinha tudo acertado com o Sp. Braga. A prova está no contrato ontem assinado.Só uma dúvida: há mais golpes preparados? Há mais jogadores para desviar ou roubar ao rival? Haja o que houver, não restam dúvidas de que este Verão minhoto será escaldante.



in abola.pt

7 comentários:

Nox disse...

Ainda têm o descaramento e a vergonha de dizerem "estamos orgulhosamente sós e nao prestamos vassalagem a ninguem"?
Apenas trocaram de senhorio... e que troca: Benfica pelo FCPorto! Boa sorte!

Anónimo disse...

SANGUE!!!

é este ano q vamos levar o caixão pra sé d braga!!

Unknown disse...

Nuninho andas mesmo maluco da cabeça. É a 2ª vez que te referes ao VSC de forma insidiosa... Senhorio??!!?? Mas pensas que somos o setúbal ou o leixões?!!!?
Temos neste momento 0 jogadores emprestados. E se por acaso tivermos que recorrer a algum empréstimo, o que eu desde já reprovo pois prefiro ficar com um plantel mais fraco do que ter emprestados (ou pelo menos que tenham opção de compra...), tal só se deverá ao facto de vocês estarem a reforçar o nosso rival para nos lixarem, qual puto a fazer birrinha. Claro que não queremos ajudas de ninguém mas se o clube mais poderoso do actual cenário futebolistico português começa a reforçar por vingança os nossos rivais directos e não temos capacidade para fazer equipas como os nossos rivais conseguem com estas ajudinhas é claro que vamos ter que (infelizmente) jogar esse jogo. Mas os culpados disso são vocês e mais ninguém que parece que têm um fetiche com o VSC. Ficaram fo##### por não termos baixado as calças? Temos pena mas se começam a fazer este tipo de merdas só estão a "obrigar" o VSC a procurar ajuda noutros sitios pois não tem a capacidade financeira do fcp e não pode deixar os rivais ficarem com planteis muito superiores só porque o porto nos está a fazer autenticamente concorrência desleal, com estes empréstimos que apenas visam enfraquecer o VSC ao fortalecerem directamente os seus rivais!!!
E depois somos nós quem anda em alianças???!?!? Tenham juízo, que queriam que fizessemos no TAS???? Recusávamos a notificação do TAS como parte interessada??!!? E vocês, que fariam na nossa posição??? Poupem-me a hipócrisias e já agora, deixem-me dizer-vos que estão a fazer uma grande borrada, o VSC sempre frisou que queria manter as relações entre os 2 clubes intactas, vocês têm a mania que são a máfia e pensam que nos estão a castigar mas só estão a criar um inimigo e a forçar o VSC a fazer alianças, facto que nenhum dos seus adeptos quer. É para mim um erro estratégico mas vocês lá sabem, só não me venham com tretas acerca de alianças quando vocês estão aliados a todos os nossos rivais...

DJ Olex - Evita a caspa disse...

Força Meireles! Estou contigo!
Tenho é pouca paciência para responder a estes gajos que parece que têm palas nos olhinhos.

Nuno disse...

Confesso que nao é do meu agrado nem concordo com estas alianças do FCP com o Braga e o extremar de relaçoes com o Vitoria, assim como a procura de "vingança".
O que apenas contesto é a passagem dos vitorianos com uma auréola como se nada tivesse passado. Acho que fizeram muito bem em entrarem na "guerra da Uefa" mas nao passou despercebida a "colagem" ao Benfica, por muito que vos custe...
Deram tanto nas vistas que nao podiamos ficar todos amigos!

Anónimo disse...

Bem, o Meireles não podia ter sido mais concreto. Concordo 100%. As únicas coisas no texto da Bola que não percebo são as seguintes:

"...tudo teve real origem na união V. Guimarães-Benfica..." União?? não vi ninguém unir-se. Estar a lutar pelo mesmo não significa união, enfim.

"...aliança férrea que azuis e vimaranenses exibiram na última temporada..."?? o que é isto afinal? Emprestar um jogador (Alan) quando o que queríamos era o Jorginho é uma aliança? E ainda por cima mandam-no para o braga. Um contrato de empréstimo significa aliança?

Chamar palhaçada a isto é um insulto aos palhaços.

Nox, bom-senso. Eu sei que tu és capaz.

Nox disse...

Também confesso que o meu ódio animalesco pelo benfica está a vir ao de cima por isso é dificil ter esse bom senso :)
Vou tentar tomar acalmar-me neste assunto e ter uma posiçao mais adequada...