quinta-feira, 17 de julho de 2008

Pequena grande miuda !


Michelle perde mas assusta Serena
PORTUGUESA CAI EM STANFORD APÓS TRÊS "SETS" INTENSOS

Michelle Brito foi eliminada na segunda ronda do Torneio de Stanford (Califórnia, Estados Unidos), ao ceder perante Serena Williams, em três “sets”, com parciais de 6-4, 3-6 e 2-6, ao cabo de 108 minutos. Mas, como o resultado deixa transparecer, a portuguesa de apenas 15 anos (226ª colocada no “ranking” mundial) bateu-se de forma sensacional, chegando a dar a ideia que bater a número 5 do Mundo e atingir os quartos-de-final era perfeitamente possível.
Pouco habituada a jogar a este nível – o evento distribui 600 mil dólares em prémios – e perante opositoras de calibre tão elevado, Michelle conseguiu reduzir ao mínimo as diferenças. E nem as normais “duplas-faltas” (6) ou a chuva de “ases” da poderosa norte-americana (14) a intimidaram. Complicado foi gerir a parte física, pois para além da tremenda diferença de idades, é preciso ter em conta que este foi o quinto jogo da lusitana em 5 dias, ao passo que Serena estava a fazer a estreia no certame.

À beira do sonho

Tal como prometera, Michelle entrou decidida a não facilitar a tarefa da cotada adversária, parecendo ignorar o facto de, no lado contrário, estar só uma das melhores e mais experientes tenistas da actualidade. Ganhou o seu jogo de serviço sem permitir pontos a Serena e, logo depois, fez o primeiro de 5 "breaks", servindo a liderar por 2-0.
Serena percebeu o aviso e ripostou de imediato. Aliás, somando 4 jogos seguidos, a favorita parecia ter ultrapassado o factor surpresa com que fora brindada instantes antes. Mas, como sucede vezes sem conta no desporto, as aparências iludem. Michelle cerrou os dentes e perante o entusiasmo do muito público fez também 4 jogos de enfiada e pode festejar a vitória no "set".
Quando ainda muitos não acreditavam no que estava a suceder, já Michelle somava mais dois jogos a abrir o segundo parcial. A surpresa ameaçava virar escândalo. Só que bater Serena não é assim tão fácil. A experiente jogadora empatou 2-2 e sacudiu a pressão. Só que a portuguesa não estava pelos ajustes e nas vantagens adiantou-se para 3-2.
No sexto jogo do segundo "set", com a adversária a servir, Michelle começou com 30-0. O 4-2 esteve mesmo ali ao lado, mas a norte-americana teve arte para elevar o seu jogo e não só assegurou o 3-3 como, pouco depois, fechava o parcial com 6-3.
Mais uma vez, a lógica dizia que a prodígio lusa estava entregue. Mas, a jovem que há muito se radicou com a família na Flórida, tinha outra ideia, embora o desgaste físico e emocional fosse cada vez mais patente. No primeiro jogo, com Serena a servir, a decisão surgiu nas vantagens. De seguida, Michelle igualou e no terceiro jogo voltou a estar nas vantagens à procura do "break" que não apareceu.
Serena, mais fresca, quebrou o serviço a Michelle e adiantou-se para 3-1. Mas, logo na resposta, sofreu uma pequena "humilhação" - a portuguesa devolveu o "break" sem permitir pontos a Williams. Contudo, quando serviu para tentar o 3-3, a lusa deu o "estoiro" e pese mais alguns pontos bem conquistados... jamais recuperou. O sonho ficara adiado.

Percurso de nível

Ainda assim, a presença de Michelle nos “courts” da Universidade de Stanford foi simplesmente sensacional. Agora, em definitivo, o mundo do ténis percebeu que a portuguesa - que deve "saltar" para próximo do posto 170 na hierarquia internacional, o lhe dará o estatuto de melhor tenista lusa da actualidade - tem mesmo potencial para sonhar... com o que quiser. Ao todo, somou 50 pontos e embolsou 7.820 dólares.
Até chegar ao confronto com Serena Williams, Michelle derrotou de forma categórica, antes do quadro principal, a polaca Marta Domachowska (57ª mundial) por 6-0 e 6-1, a sul-africana Nathalie Grandin (7-5 e 6-2) e a britânica Georgie Stoop (6-4 e

6 comentários:

Sá Rocha disse...

Por acaso também li sobre esta partida. Já na partida anterior ganhou à nº 45 ou 47 do mundo. Para quem tem 15 anos podemos estar aqui perante uma futura campeã, e possivelmente alguém que nos dará uma primeira vitória em torneios de ténis profissional (WTA neste caso). De certeza que tem potencial para chegar aos 1ºs 50 do mundo e com algum trabalho aos 1ºs 10. Vou continuar a acompanhar o percurso dela!!! Só espero que quando a oportunidade aparecer não opte pela nacionalidade americans.

JoaoSousa disse...

Já sabes que se optar pela nacionalidade americana as chances de singrar são maiores. Afinal ela vive lá, os patrocinios são de lá, maior publicidade e atenção dos media. E não deve ter qualquer ligação a Portugal sequer!

Sabiam que o maior jogador de futebol americano de todos os tempos era um tuga, o Gonsalves? Isto praí nas décadas de 20/30. DIzem até que era melhor que o Pelé lol

TheBlueBeast disse...

Pah...ela até tem muitas ligações cá... fala português e tudo!
é estes casos que a Federação de Ténis e o Governo deviam apoiar

Anónimo disse...

Ai a nossa eterna mediocridade...

Aqui há uns tempos alguém postou qualquer coisa sobre as vitórias Espanholas no desporto. Este post fez-me logo lembrar esse outro.
Não sabemos se é mesmo tuga, esperamos que chegue ao top 50, esperamos que o estado a apoie, enfim um rol (não confundir com o gelado) de tristes condicionalismos e falsas esperanças!
Pense-se o futuro e não a gestão hipócrita do presente.
Parabéns Michelle pelo que quase conseguíste. (sem gozo)

JoaoSousa disse...

Mais sobre a tenista:

"Apesar de viver nos EUA há muitos anos, a jovem tenista afirma que não troca a nacionalidade portuguesa "por nada", confirmando que "gostaria" de representar Portugal em qualquer competição."

"Michelle Brito tornou-se na mais jovem campeã nacional de sempre ao triunfar no escalão de iniciados (sub 12) com apenas 9 anos e atingindo as meias-finais de infantis (sub 14) com a mesma idade rumando logo a seguir para os Estados Unidos, após aceitar o convite do conhecido guru Nick Bollettieri para treinar no mesmo complexo que formou campeões como Andre Agassi, Jim Courier e Maria Sharapova"

"A jovem tenista Michelle Brito quer chegar a número um do ranking. Depois de conquistar o mundial júnior, prepara-se para começar a triunfar no circuito internacional (...) pretende chegar ao topo do ténis feminino em dois-três anos."

Pensei que era apenas uma qualquer emigrante mas afinal foi para os EUA com o intuito de aperfeiçoar a técnica e crescer profissionalmente. Julguei que era outra tipo Nelly Furtado...

Nox disse...

Já tenho ouvido a falar nela há algum tempo. Estou curioso para seguir os proximos passos, mas tenho muitas (mas muitas duvidas) se ela quererá representar Portugal no futuro. A ver vamos...