terça-feira, 15 de julho de 2008

Um exercício curioso...


Conferência Ibero-americana vai avaliar valor económico da língua portuguesa.

O secretariado da Conferência Ibero-americana vai efectuar, a pedido do governo português, um estudo para avaliar o valor económico da língua portuguesa.
Nesse contexto, os Ministérios da Cultura, dos Negócios Estrangeiros e Educação «vão trabalhar no sentido da refundação do Instituto Camões».Quanto aos custos que a execução de tal plano implica, José António Pinto Ribeiro destacou que todo o Governo estará envolvido.«Será uma resolução aprovada pelo Governo, sob a liderança do primeiro-ministro. Todo o Governo estará mobilizado para este projecto, em termos institucionais e também em termos de internacionalização através da Comunidade de Países de Língua Portuguesa», sublinhou.


Qual é o valor económico que a nossa língua portuguesa tem para vocês clandestinos?

(faz as contas prof. Marcelo)


7 comentários:

Nox disse...

Eu tinha a curiosidade de saber quantos comentarios iraia ter este post, visto que é um assunto mais ou menos sério e que nada tem que ver com futebol.

Se eu pergunta-se pelo valor da marca FCPorto aí sim, de certeza que já íamos nos 10 comentários...

Sá Rocha disse...

Valor de uma língua??????????

Nuno, como é que queres que algúem aqui tenha capacidade para avaliar tal coisa.

Acho uma boa curiosidade... Mas nada mais.

DJ Olex - Evita a caspa disse...

alguém está com a mania da perseguição...

Anónimo disse...

Valor económico da língua?? Nem sequer imagino como se fará tal calculo, mas reflectindo um pouco posso dizer já que o valor de uma língua, além da vertente cultural, terá várias outras dimensões como por exemplo (penso que deverá ser a mais importante) a situação geográfica de cada língua/fonema.

Isto é:
Não acredito que pelo facto de o Inglês ser a língua mais falada do mundo tenha mais valor económico que o Português que é a 5ª(se n me engano), apenas porque tem menos pessoas a falar a língua. Mas se pensar que o país mais rico do mundo fala Inglês e o que mais fala Português pertence ao "dito" terceiro mundo, obviamente que o Inglês é economicamente mais valioso. Gera mais receitas, volume de negócio, tem mais petróleo, mais armas, etc etc etc.

Penso que o valor de uma língua deve ser tido em conta mas nunca na vertente económica da coisa.

Dando asas à imaginação e recorrendo à inspiração de George Wells parece-me uma tentativa selectiva de extermínio dos mais fracos para o ainda maior gáudio dos mais fortes.

Para terminar, se fosse eu a avaliar o valor económico a nossa língua estava a partida "morta e enterrada" mas como isso está nas mão dos ministérios da educação e da cultura sobre supervisão do PM, podemos todos ficar mais descansados pois temos com certeza uma língua rica comó crlh!!

Isto faz-me lembrar os exames deste ano de 12º de matemática!

Venham de lá mais avaliações.. para nós isso são PineNuts!!

Belo tema NOX

Sá Rocha disse...

http://www.dailymotion.com/video/x5ppy6_foot-2008-remi-gaillard_fun

Vejam o video, fantástico.

Nuno disse...

Eu acho que o valor económico de uma lingua está certamente ligado ao numero de pessoas que a falam e ao poderia económico dos paises que falam essa lingua.
Em relação ao português, na minha opinião esta sobrevive e é reconhecida sobretudo ao Brasi. Várias pessas estrangeiras, na tentativa de me impressionarem a falarem portugues, dizem um coisa qualquer mas com sotaque brasileiro!
O impacto deste país no mundo leva a que a nossa lingua sobreviva em grande escala.

Mas o mérito é nosso por termos conquistado esse "grande país" :)

Nox disse...

Ri-me tanto com o vídeo!!!
Muito bom mesmo!