sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Parabéns rapazes, a vossa atitude é o nosso orgulho!!


A apologia do heroísmo, do empertigamento, da vontade de ser grande merecia outro epílogo. O Vitória de Guimarães esteve muito mas muito perto da fase de grupos da Taça UEFA e só caiu no prolongamento, quando as forças se foram e Peter Crouch se elevou das brumas. Mas os minhotos merecem o elogio. Pela aversão à pequenez, por terem sido enormes durante um pedaço generoso do encontro, pela dignificação de um emblema histórico aos olhos do planeta futebol. Uma vez mais, se provou que os grandes orçamentos não têm de sentenciar o que quer que seja. Haja vontade de os contrariar.


Coragem, personalidade. Premissas colocadas pelo Vitória no relvado desde o primeiro instante. Coragem para explorar as fraquezas (muitas) alheias e insistir nas rotações máximas como veículo na transposição de uma defesa corpulenta mas duríssima de rins. Personalidade para não abdicar dos seus princípios básicos de jogo: a estrutura habitual de Cajuda serviu muito bem para esta partida.
Do outro lado, a teoria do comodismo. Um Portsmouth refastelado sobre um colchão de dois golos de vantagem, quase bocejante e a olhar de soslaio. O Vitória avisou. Uma, duas vezes, até alarmar os britânicos.
Bola a sobrevoar a povoadíssima área britânica, Douglas a acariciá-la e a deixar David James estupefacto. Crença multiplicada nos minhotos, Portsmouth em estado de semi-alerta, ainda convencidos de que tudo não passava de um deslize com o seu quê de caprichoso.


Vitória lado a lado na eliminatória
32 minutos, tudo empatado na eliminatória. Pontapé de longa distância de João Alves, bola a saltitar pela verde esperança do Vitória e a acabar dentro da baliza do Portsmouth. David James bem esticou os olhos, mas ficou-se por aí. Exigia-se outra postura daquele que é o titular da selecção inglesa. O Guimarães agradece a simpatia.
Flávio Meireles, Wênio e João Alves reinavam no meio-campo. Impunham ritmos, pressionavam sôfregos os ingleses e empurravam a sua equipa para a frente. Estremunhados, os ingleses tentavam equilibrar-se, com as calças na mão e as pernas trôpegas pelo choque.
Só nos 15 minutos iniciais da etapa complementar, os Pompeys se decidiam a mostrar qualquer coisa. Principalmente através das arrancadas fortíssimas de Glen Johnson pela direita. O lateral tentava uma, duas, três vezes encontrar a cabeça de Peter Crouch ou a sagacidade de Jermaine Defoe. Sem sucesso, para alívio das almas vimaranenses.


Um prolongamento intoleravelmente cruel
Reposto o equilíbrio nas operações, eis que o jogo avança impetuoso até ao prolongamento. Para trás ficava um Vitória prudente, cauteloso, a controlar a pressão de uma partida decisiva para o seu futuro na UEFA. Ficava também o azar pela lesão de Carlitos (apenas 12 minutos em campo) e o quase esgotamento compreensível pelo esforço movido em grande parte do duelo.
Para final de conversa, como numa boa trama cinéfila, a morte do herói às mãos de um vilão com centímetros a mais. Já depois de Diarra ter sido poupado à expulsão por pisar Andrezinho, David James ter feito uma estupenda defesa a remate do então exausto João Alves e o árbitro assistente anular bem um golo a Flávio Meireles, Peter Crouch marcava.
Minuto 104, crueldade intolerável. Andrezinho desta vez não conseguia trepar à interminável torre britânica e o Vitória caía. Caía de pé, como caem os campeões.
O segundo golo de Crouch já não faz parte deste argumento. Apenas serviu para golpear sem misericórdia um Guimarães que nada fez para tamanha desfeita. A maior frescura do Portsmouth fez toda a diferença na última meia-hora.


A Taça UEFA merecia ter Vitória desta qualidade por mais tempo.



in Maisfutebol

5 comentários:

Nox disse...

Já dei os Parabens no post abaixo.
Apenas espero que o Jesualdo tenha posto os olhinhos na ATITUDE dos jogadores do Vitoria. E mais nao digo.

Abraço

JoaoSousa disse...

Gostei de ver os branquinhos a ombrear com uma equipa que está bastante acima não só a nivel de plantel e orçamento mas num patamar físico completamente diferente.

Jogássemos sempre assim.

Boa atitude, pena não termos a pedalada necessária. A rever...

Nox disse...

Isso é o que me enerva... a falta de pedalada das equipas portuguesas!!
Nao pode a preparañao fisica ser dada de melhor maneira? Como é que o Mourinho conseguiu por o FCP em 2 anos numa forma fisica genial e os outros nao conseguem? É o homem de outro planeta? Talvez sim...

Parece que a forma física é sempre a desculpa dos pobres do futebol portugues. Nao se poderia definitavemente mudar isto? E se o campeonato tivesse 38 jornadas, nao teriam os planteis obrigatoriamente que ter melhor forma fisica para auentar tantos jogos?

Amil disse...

Não vou fazer comentários aos jogo. Apenas digo que também fiquei para o fim para bater palmas.
Nox, dou-te 100% de razão. Porque raio é que as nossas equipas estão sempre em baixo de forma, cansados ou não estão com a forma suficiente. Como é que é possível por exemplo que quando jogadores como o Figo, Ronaldo, Nani entre outros, depois de saírem do nosso campeonato é que ganham um cabedal do crlh? Os clubes por essa Europa fora treinam a parte física como nós não treinamos e isso nota-se bem.
Por exemplo, porque é que o Diogo Lamelas e o Rafael não treinam o físico p ficar aptos p jogar. Eles têm o mesmo físico que eu tinha quando tinha 17 anos, e são desportistas profissionais. A equipa não teria a ganhar se eles tivessem outra compleição física? Tendo eles cabedal será que o Cajuda não os meteria em vez do Carlitos, Fajardo e Coral??
Enfim... não sei mais o que vos diga, mas esta questão é sem dúvida fulcral no nosso futebol.

JoaoSousa disse...

Eu ouvi dizer que a direcção do VSC não quis gastar 10.000 € numa maquineta qualquer de exercício físico porque era "muita cara". Assim os miúdos continuam franzinos