quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

FREEPORT...

A polícia inglesa suspeita que José Sócrates facilitou, pediu ou recebeu dinheiro no decurso do processo de licenciamento do Freeport.
Segundo a carta rogatória entregue às autoridades portuguesas, o então ministro do ambiente participou numa reunião em que estiveram presentes Charles Smith, Manuel Pedro e o próprio fundador do outlet, Sean Collidge. A polícia inglesa suspeita que o dinheiro terá sido pago a um primo de José Sócrates.

Face a tudo isto, e questionado pela TVI, o gabinete do primeiro-ministro remeteu qualquer reacção para as palavras proferidas hoje pela procuradora Cândida Almeida. A procuradora responsável pela investigação do caso Freeport diz que não há arguidos, nem sequer suspeitos. A procuradora justifica-se e considera que o andamento da investigação está também ligado ao que é feito pelas autoridades inglesas.

Hoje, no Parlamento, ainda antes de ser conhecida a noticia desta carta rogatória entregue às autoridades portuguesas, com as suspeitas da policia inglesa sobre José Sócrates. O primeiro-ministro insistiu que a alteração da zona de protecção especial do estuário do Tejo nada teve a ver com o licenciamento do empreendimento Freeport

FONTE: TVI.IOL.PT

23 comentários:

Anónimo disse...

Isto é uma vergonha, em qq País civilizado este gajo já tinha caído muito antes disto mas por aqui está tudo bem!!!!!
última fornada de exemplos (não tenho tempo para escrever tudo o que o homem do curso por fax tem feito...):
Orçamento de estado com valores absolutamente ridiculos de taxa de crescimento económico, déficit, taxa de inflação e afins somente para enganar o povinho e poder fazer a negociação colectiva de salários conforme lhe dava mais jeito, um mês depois orçamento rectificativo!!!! Armando vara, protegido deste senhor, foi promovido um mês depois de ter saído da caixa geral de depósitos para poder ter compensações superiores!!!!!! Em qq País era um escândalo, aqui está tudo bem. Votação acerca da suspensão do modelo de avaliação de professores, houve uma perseguição interna nunca vista desde o 25 de Abril fazendo que apenas os históricos como manuel alegre e a mulher do sousa franco não se acagaçassem mas que teve como resultado a mudança de sentido de voto de vários deputados socialistas com medo de represálias. Agora o caso freeport, enfim, que mais será preciso para tirar este gajo de lá???!!? Mas em boa verdade não estou surpreendido: quando num País cai o Santana sem nenhum motivo ponderoso e guterres compram deputados do queijo limianos e não se passa nada, já poucas coisas me surpreenderão...

TheBlueBeast disse...

acho estranho ser suspeito para a POLICIA INGLESA e não suspeito para a PGR...

Nox disse...

E nao nos esqueçamos do seu grande discurso de fim de ano onde tentou enganar o pessoal dizendo que tinha conseguido baixar a taxa de juro como se fosse ele que tivesse poder para mexer nesse intrumento monetário!!! Foi muito bom sem dúvida!

Anónimo disse...

Programa informático abre portas a processos

O programa informático Citius, em que magistrados passaram a emitir os despachos, é vulnerável a intromissões do poder político e outros interessados na consulta, e mesmo alteração, de processos sob segredo de justiça.

Sá Rocha disse...

Sinceramente vejo 2 cenarios possiveis, qualquer deles nao me surpreenderia minimamente.

1o- Ser verdade e o Socrates meteu dinheiro ao bolso. (Apesar de continuar a achar que foi ate agora o melhor PM portugues, ele enquandra-se dentro da classe dos "politicos portugueses". Dai nao me surpreender.

2o- Ser mais uma manobra da oposicao para desacreditar o Socrates. Faz agora 4 anos, TODA a gente tinha a certeza que ele era gay (melhor ainda com o Diogo Infante, tipo conto de fadas :P) e passado 4 anos ja nao eh ou nao interessa.

Limito-me a comentar o que vejo e leio, isto e, pelo k li ainda nao chegou nenhuma comunicacao oficial que ele eh arguido. Mas ao mesmo tempo, como ja o referi, estes gajos eh tudo farinha do mesmo saco. todos ladroes, sem grandes excepcoes.

Anónimo disse...

O Sami explica-me lá como é que uma investigação da policia portuguesa fica 4 anos na gaveta (desde q ele entrou para pm) simplesmente por envolver o nome dele e de familiares nesta escandaleira? Se não fosse a policia inglesa o processo continuava calmamente na gaveta a mando do sr. josé mas como a policia inglesa mexeu as águas, e mais importantge pq a comunicação social descobriu isto, passados uns dias começaram as buscas q estiveram paradas 4 anos, coincidências, acho eu...

Anónimo disse...

ps: e melhor pm português porquê? todos os indicadores economicos e sociais estão piores, a precriedade é cada vez maior, Portugal está de rasto, gostava que me explicasses como raio podes considerar este charlatão o melhor pm português, de verdade q não compreendo...

Sá Rocha disse...

Nao vou discustir o caso. O k disse atras mantem-se.

em relacao a performance do PM:
Porra Meireles....
Estas a falar de uma altura de crise mundial k nao se via desde 1929. Acho k de acordo com as ciscunstancias PT podia estar bem pior. Nao da para comparares indicadores desse genero nesta altura. Se for por ai PT nunca esteve tao bem como no tempo do Guterres. Merito dele?

TheBlueBeast disse...

"...Acho k de acordo com as ciscunstancias PT podia estar bem pior..."

ESTÁ PIOR QUE MERDA!
o portugues é que já se habitou a viver sempre em crise

Sá Rocha disse...

A Islandia entrou em bancarrota, a Irlanda esta a ver todos o IDE a fugir, a Espanha esta uma merda... Eh geral. Neste contexto...

Nox disse...

O pior é a dependencia que temos de Espanha. Este ano está uma crise impressionante onde tenho amigos que me comentam que já têm medo de fazer perguntas sobre trabalho aos seus amigos porque muitos deles estao a ser despedidos. Nao sao raras as sms a dizer "Nao me envies mails para o trabalho porque fui dispensado...".

Nós por exemplo estamos a contar a reduzir o orçamento para Portugal e como nós creio que todas as outras empresas com sede em Espanha e a gerir Iberia estao a fazer o mesmo.

A unica boa noticia que ouvi nos ultimos tempos foi a de que o MC Donalds aumentou o lucro em 80%!! Devido á crise...

Amil disse...

Isto de esquerdas e direitas tem uma piada do crlh.
Seja quem for que faça merda vai ser visto pela camaradagem como bom ou na pior da hipóteses como mesmos mau (como é o caso do Sami). Quando se faz bem (mt raro) aparece a "concorrência" a dizer que é uma merda.
Resultado:
Não saímos da cepa torta.

A ultima frase do Nuno no post anterior aplica-se muito bem aqui… digo eu.

Como dizia um general romano em conquistas na Península Ibérica. Lá na ponta daquela Península existe um povo (Lusitanos) que não se domina nem se deixa ser dominado.
O incrível é que este puto deste feito nojento de que está sempre tudo mal e quando esta bem, deitamos logo a baixo, perdura a séculos e séculos.

É uma visão um pouco mais figurativa sobre um tema que envergonha qualquer português.

Só para terminar, o Guterres conquistou a função pública este vai conquistar a disfunção pública.

Sá Rocha disse...

"Seja quem for que faça merda vai ser visto pela camaradagem como bom ou na pior da hipóteses como mesmos mau (como é o caso do Sami)."

Amil, não percebi esta! Explicas-te?

Anónimo disse...

Só mesmo o sócrates como o melhor primeiro ministro portuguÊs para me rir e esquecer a merda do país em que vivemos...
na minha opinião o melhor pm português foi salazar, pois apesar de tudo tirou-nos da crise depois de 1929!! é certo que a crise é mundial, mas daí a usar isto para esconder os escandalos sucessivos em que este governo tem caíso é demais.
e o pior de tudo é que o gajo ganha na mesma, pois não temos alternativa, se bem que para fazer merda tanto faz um socialisat (pelo menos ele assim se intitula) como um comunista, ou um nazi... merda até um cão faz.....
Um abraço e até à próxima, que eu tenho muito trabalho, porque os ministérios e as câmaras não param de lançar concursos públicos para se fazerem obras...com prazos a terminar em Outubro!!Viva a democracia portuguesa e as eleições de 4 em 4 anos!!

Anónimo disse...

Se calhar percebi mal, mas ao ver um gajo escrever o que tu escreveste mesmo depois destas escandaleiras todas, só mesmo um gajo de mesmo partido... certo?
Se é do mesmo partido é pelo menos de um gajo a quem a esquerda diz muito.

Mas isto são tudo “suponhamos”.

Sá Rocha disse...

Não sou PS, sou mais de esquerda mas tb votaria à direita se achasse melhor.

Sinceramente mantenho tudo o k disse. Tou é com medo do Manel quando o voltar a ver :P.

Anónimo disse...

Em poucas palavras Portugal está de rastos e a crise económica mundial só serve para disfarçar o que aconteceria de qq maneira. Este malabarista levaria o País para a bancarrota com ou sem criswe mundial, no fundo foi uma "sorte" para ele!!!

Sami, desculpa lá mas é caso para dizer que estando longe não temos a mesma percepção das coisas...

Sá Rocha disse...

"Este malabarista levaria o País para a bancarrota com ou sem criswe mundial, no fundo foi uma "sorte" para ele!!!"

Se falas de Financas (ref. A bancarrota) Portugal nao se pode queixar porque finalmente conseguiu controlar o defice e nao de acordo com os dados do governo mas da UE, OECDE e FMI. Por isso a questao da banca rota esta posta de parte... Aliada a questao financeira e para mim ainda mais importante eha a questa economica. Finalmente tens alguem que se preocupou com a economia portuguesa. Um assunto basico mas que ninguem ate hoje se tinha lembrado, isto eh tentar mudar a estrutura economica do pais. Claro k agora ate podes dizer que nao eh o melhor rumo... Sao opinioes e ate podes ter razao. Mas foi o primeiro k se lembrou do assunto sequer.

"Sami, desculpa lá mas é caso para dizer que estando longe não temos a mesma percepção das coisas..."

Ate pode ser verdade e muita informacao escapa-me. Ao mesmo tempo o contrario tb se pode aplicar, eu vejo so as linhas gerais da politica do governo enquanto que vcs concentram-se mais nos pequenos detalhes.

JoaoSousa disse...

Mas... mas... e a Manela?

Não vem o controlo do défice do tempo do Durão Barroso?

Sá Rocha disse...

Ve os numeros da Manela.

Anónimo disse...

Controlar o déficit??!!!??? À custa de quê, diminuição da despesa? Nada disso porque a despesa do estado aumentou, o que este gajo fez foi asfixiar a classe média aumentando praticamente todos os impostos e, através de práticas legislativas dignas do salazar, diminuiu as garantias e liberdades dos cidadãos através da limitação dos meios de defesa nos processos fiscais, o que fez aumentar brutalmente a cobrança de impostos pq o fisco em Portugal age como a pide, é impossível alguém opôr-se e mesmo em casos de gritante injustiça (tipo confusões de nomes e erros na quantia exequenda) o fisco penhora e só anos depois, isto se tiveres sorte e meios legais (que são cada vez menos) para provares o abuso do fisco é que te vez ressarcido.

ps: e há formas e formas de controlar déficits, pois se se contabilizasse nessas contas por exemplo os 3!!!! aumentos de capital que a caixa fez em 2008 e consequente endividamento externo queria ver para onde ia esse déficit, isso sem falar da vergonha de aprovar orçamentos falsos que apresentam números totalmente diferentes um mês depois...
Mas a cereja no topo do bolo é o sócrates a vangloriar-se em pleno parlamento de um relatório da ocde que dizia maravilhas da reforma do ensino em Portugal, chegando mesmo este sr. a dizer que nunca tinha visto tantos elogios juntos num relatório da ocde. Um dia depois, a verdade, a ocde vem desmentir que tenha elaborado tal relatório e descobre-se que afinal tinha sido encomendado pelo governo, ao nível de hugo chavez e afins...

Amil disse...

Realmente o Sami é capaz de ter alguma razão, quem está cá está mais atento aos pormenores.

Ora vamos a alguns: (deixo apenas as perguntas por não saber, e não ter tempo para ir conferir os números)

Quanto é que o estado investiu no computador "magalhães" e no estudo sobre o actual estado da educação em PT, da "OCDE"? E quanto investiu em aquecimentos, cadeiras e mesas para as salas de aula?

Quanto é que vai custar o TGV (a grande bandeira do sócrates)?
E a manutenção?
Quanto investiu ou vai investir o governo na reconstrução e modernização de estradas e linhas de ferro?

Quanto gasta o estado em ordenados de administradores das grandes empresas estatais ou semi-estatais?
Quanto investiu ou vai investir o estado na segurança social?

O discurso até pode parecer inflamado de esquerdismo, mas aos olhos do cidadão comum como eu estas são as perguntas do dia-a-dia independentemente de se ser de esq. ou dir.
O que aqui esta em causa é a falta de vergonha em MENTIR em frente de milhões de portugueses. Este gajo anda a atirar terra para a cara da grande maioria de portuguesinhos que coitados, têm o Magalhães mas passam frio e não tem salas de aulas, têm sondagens magnificas da “OCDE” mas não vão ter reforma, vão ter TGV mas têm uma lista de espera de meses ou anos ou então nem sequer têm médicos nem portugueses nos hospitais.
E ainda me vêm falar em organizar um mundial de futebol???
PÓ CARALHO!!! ELES QUE VÃO TRABALHAR ASSIM COMO EU ANDO AQUI A TRABALHAR, NÓS GANHAMOS 10 ELES FODE 20!!

É esta a merda da nossa realidade…

Nox disse...

Eu volto a frisar que fiquei alucinado com o discurso discurso de fim de ano e com o tema das taxas de juro! Foi claramente um aproveitamento politico e mentir com os dentes todos aos portugueses.

Para mim, vergonhoso é o facto de que ainda nao se tenha decidido nada em relaçao ao aeroporto de Lisboa!!! Já repararam na quantidade de tempo que é necessario para se tomar uma decisao?!?!?! Seja ela qual for é bem vinda pois será melhor do que a indefiniçao.