sábado, 17 de janeiro de 2009

Não há intocáveis! (Pelo menos lá fora...)

Uma investigação do jornal «Marca» sobre uma Assembleia-Geral para a aprovação de contas do Real Madrid, levou à queda do presidente do poderoso clube merengue, o advogado Ramón Calderón.
A história resume-se rapidamente: Calderón «convocou» amigos e familiares para garantir que a votação lhe seria favorável - recorde-se que ele é advogado. No dia seguinte à notícia da «Marca», Calderón jurou pela sua honra que tudo não passava de falsidades - já vos disse que ele é advogado? Hoje, demitiu-se. E chorou. Provavelmente, de vergonha.
Calderón é o menos importante nesta história. A «Marca», tida como uma publicação muito próxima do Real Madrid, cumpriu o seu dever com rigor e isenção. Contou a história, defendeu-a com provas irrefutáveis e mostrou que só responde perante uma entidade: o leitor. É a causa maior de qualquer órgão de comunicação social.

5 comentários:

TheBlueBeast disse...

daqui a pouco estás a dizer que a MARCA e o AS não são centralistas, ou que o SPORT é úm jornal desportivo nacional espanhol...

Nox disse...

llooll
Ri-me bastante com "A «Marca», tida como uma publicação muito próxima do Real Madrid, cumpriu o seu dever com rigor e isenção.".
Nestas 2 semanas tambem ja me ri bastante com o pessoal de trabalho por causa disto. Vou-vos tentar explicar o que se passa com o Real Madrid.

Os Madrilistas gostaram muito do Florentino Perez, um homem muito respeitado pela sociedade espanhola, com trabalho feito e correcto, e que quando entrou no clube revolucionou a "empresa" Real Madrid. Com a sua politica de Zidanes e Figos deu ao Real uma notoriedade enorme em todo o mundo e o pessoal daqui notou que o homem deu uma força enorme ao Real tendo gerando muito mas muito dinheiro. Claro que as coisas nao correm sempre bem e a politica desgastou-se, mas o Florentino sentia-se com capacidade de dar a volta. No entanto, como sempre ocorre nas fases menos boas, surgiram os abutres a querer desprestigia-lo. Mas como ele já tem CV feito, tem mt dinheiro e poder, nao necessita do Real para viver e entao quando começaram a chateá-lo (como aqui dizem: "a tocarle los huevos") ele nao estava para aturar isso e demitiu-se. No entanto, deixou muita saudade...

Nas eleiçoes seguintes entrou este Calderón que cuja gestao nunca realmente convenceu. Anuncia possiveis contrataçoes como o Kaka e o CR7 que nao se cumprem, nao faz nada na champions, o Mijatovic como director desportivo é uma cagada, mas o facto de ter ganho 2 campeonatos dava-lhe uma margem de manobra e alguma aparente calma.

Esta época esta a ser desastrosa para o Real e, como tinha dito, o Florentino deixou saudades. Assim sendo o rumor que existe aqui é que o homem moveu as suas influencias (até se fala em detectives) e conjuntamente com a Marca (que é o orgao de comunicaçao mais pró-Real que existe e o jornal mais vendido e que smp adorou o Florentino) divulgou os 2 casos mais caricatos dos ultimos tempos (num espaço de 1 mes):
- 1º: o Real precisava de reforçoes e entao foi buscar o Huntelar e o Diarra. So que o Mijatovic é tao nabo esqueceu-se que eles ja tinham jogado na taça Uefa e que nao podia inscrever os 2 na champions. Quem foi que descubriu/divulgou este caso? A Marca! E todos os dias depois de lançar esta bomba, na capa aparecia sempre um comentario "Champions Chapuza" como forma de ridicularizar a ma gestao. A partir desta descoberta o resto dos elementos da direcçao pediram a cabeça do Mija mas o Calderon nao o deixou ir ficando desde ja debilitado. E começou a mover influencias junto do Platini etc, para increve-los na Uefa mas sem efeito, logicamente!

2º: A Marca lança a bomba de que a assembleia de aprovaçao do orçamento foi comprada existindo pessoas infiltradas que nao tinham poder de voto, chegando ao cumulo de um deles ser socio do Atletico!!! Lembre-se que esta assembleia ja tinha ficado marcado por existirem elemenos dos Ultra Sur a chamarem "hijos de puta" aos "opositores" do Calderon.
Depois da bomba, este veio jurar pela sua honra que nao sabia de nada nem conhecia aquela gente. Só que a Marca tinha tudo muito bem planeado e estruturado e mostrou no dia seguinte uma das capas mais hilariantes que vi ate hoje: uma serie de fotos do estilo Hi5 ou Facebook, com os "intrusos" (alguns eram amigos do filho) junto ao Calderon na praia, outros numa festa etc. Assim, o homem basicamente nao pode dizer que nao e so tinha que dimitir-se como veio a acontecer.

Será que agora vem o Florentino ou alguem da sua escola? É o que todos estamos á espera para ver...
As relaçoes entre o Florentino e o Calderon sempre foram tensas, agudizando-se em Dezembro quando num jogo de beneficiencia o Florentino apareceu com o Zidane e o Ronaldo a posarem juntos para a fotografia... que no dia seguinte apareceu em grande na capa da Marca e que levou a comentarios causticos por parte do Calderon.

A Marca nos anos 50/60 era 100% do Atético de Madrid, no entanto, os gestores, que nao foram nada burros e apesar das suas cores clubistas queriam era dinhero, começaram a mudar a comunicaçao para o Real Madrid visto que era o que vendia e o clube com mais adeptos (sobretudo depois de ganaharam tantas taças dos campeoes europeus). Assim, este jornal passou a ser uma referencia do Real Madrid, para o bem e para o mal.
Com isto quero esclarecer que os da Marca nao sao nenhuns santinhos nem isentos, e que alguem por tras moveu todo este esquema.

Nao ha intocaveis? Triste ironia Duxxi... :p

Anónimo disse...

Quantas assembleias de clubes portugueses não foram igualmente geridas da mesma forma?

Quantos jornais desportivos e outros orgãos de imprensa não gostam igualmente de alguns presidentes e/ou direcções e nada fizeram sobre estes casos?

Em Portugal, ainda há intocáveis! Foi isto que se quis mencionar!!

Anónimo disse...

"Creo que Florentino irá a por Messi, Cristiano y Kaká"

Anónimo disse...

E o Jean Coral, Sacchi?!
Não queres levar também o Jean Coral?! Um gajo faz-te aí um desconto jeitoso!!

5 milhões... E não se fala mais nisso! ;)