segunda-feira, 9 de março de 2009

O Conselho de Redacção da RTP repudiou hoje a forma "insultuosa" como o director de comunicação do FC Porto se dirigiu a um jornalista da estação de televisão após o jogo Leixões-FCP da 21.ª jornada da Liga portuguesa.
Em comunicado, os membros do Conselho de Redacção (CR) "lamentam profundamente" a atitude do funcionário do FC Porto Rui Cerqueira e esperam que as estruturas da direcção de informação da RTP "exijam ao clube um pedido de desculpas" ao jornalista João Pedro Silva e à própria RTP.
O incidente em questão ocorreu durante a "flash interview" do jogo Leixões - FC Porto, que a RTP transmitiu em directo. Na entrevista, João Pedro Silva fez três questões ao treinador do FC Porto, Jesualdo Ferreira, a primeira sobre o jogo, a segunda antecipando o encontro de quarta-feira da Liga dos Campeões frente ao Atlético de Madrid e a terceira sobre a eventual renovação do técnico.
Após a entrevista rápida, o jornalista foi, de acordo com o comunicado, "insultado pelo aludido funcionário do FC Porto. Começou por acusá-lo de desrespeitar 'a instituição FCP' e de 'fazer perguntas encomendadas'". Na altura, o jornalista terá perguntado se "não podia fazer perguntas", salientando que as questões não eram "encomendadas".
Segundo o comunicado do CR, o director de comunicação do FCP terá dito então a João Pedro Silva: "és um filho da p..., um bardamerdas, és muito pequeno para mim". Tudo aconteceu na presença do produtor da RTP Manuel Queirós, do treinador do Leixões, José Mota, de dirigentes do Leixões e da repórter de imagem da RTP que estava a fazer a referida "flash interview". O comunicado foi assinado pelos membros eleitos do CR do Porto e do CR de Lisboa da RTP.
Contactado pela Agência Lusa, o director de comunicação do FC Porto, Rui Cerqueira, escusou-se a comentar os incidentes. A Agência Lusa falou também com o treinador do Leixões, José Mota, que afirmou não ter ouvido insultos, apenas "um tom de voz mais elevado". José Mota disse ainda que estava numa sala oposta à da "flash interview" quando se apercebeu que os "ânimos estavam exaltados", mas que numa primeira impressão não percebeu quem estava "com aquele tom de voz". "Percebi que houve confrontos entre pessoal do FC Porto e da televisão, mas entretanto segui o meu trajecto", disse José Mota

16 comentários:

Anónimo disse...

E a pensar que este "boneco" já foi apresentou o Jornal da Tarde na RTP.

POde ser que, um dia que o PC vá de cana, e que ele leve um pontapé no traseiro... Vá pedir esmola às portas da comunicação social.

Haja vergonha!

TheBlueBeast disse...

'fazer perguntas encomendadas'

CLARO...foi uma Vergonha o tipo de perguntas que o gaijo fez...

Nox disse...

É normal que já nao haja paciencia! Começam a ser bastantes os casos de falta de respeito para com a instituiçao FCP se compararmos com a tratamento dado aos clubes de Lisboa.
Primeiro, contra o Braga, a primeira pergunta que os jornalistas fizeram foi sobre a arbitragem irritando toda a gente. Mesmo o Jesus nao quis falar da arbitragem dizendo que o FCP foi um justo vencedor!!
Segundo contra o Rio Ave silenciram a fase final da nossa vitoria e nao dizem nada posteriormente. Só passados 5 minutos do telejornal se dignaram a dizer qualquer coisa.
Terceiro, depois do jogo contra o Atletico nem deram a flash interview, passando logo para o Inter-Manchester... porque é aí que há muitos portugueses...

A paciência tem limites...

Anónimo disse...

Vocês devem estar a brincar, só pode!
Então qual é o mal das perguntas? Existe sim um déficit de cultura democrática no fcp e isso parece começar a alastrar-se aos adeptos. Daqui a pouco não se pode fazer perguntas a ninguém do fcp querem ver e liberdade de imprensa às urtigas!!! Não tarda querem voltar aos tempos da santa inquisição...

TheBlueBeast disse...

"déficit de cultura democrática no fcp "

e já agora na imprensa desportiva, ou nao?
muita graça me faz hoje as capas dos jornais, sem nenhuma referencia à arbitragem de ontem na Figueira...

e depois querem igualdade de tratamento, quando são os 1ºs a meter nojo...

mas muita graça me faz tambem ao ver os vimaranenes preocupados com comportamentos desviantes..lol..

Anónimo disse...

Os Vimaranenses, pelo menos os que eu prezo, sempre se insurgiram contra este tipo de merdas do pimenta, como proibir certas rádios e tvs de entrarem no estádio, mas felizmente para nós esse tempo já passou e acrescento: felizmente...

Anónimo disse...

ups, afinal já tinha dito felizmente :) assim sendo não acrescento nada...

Nox disse...

Mas... curioso porque agora nao entendo. Eu assisti a muitas "conversas de café" em Gmr onde o pessoal folheava por exemplo OJogo e analizava-se o tamanho/dimensao da reportagem dada ao VSC em relaçao ao Braga ou Boavista, obtendo-se os comentários do género: "Fo**-se estes gajos falam de nos aqui num cantinho da pagina enquanto que aos outros dao meia página!". Eu presumo que, por este tipo de comentários, no fundo entao a pedir igualdade de tratamento.

Mas agora como é contra o FCP, tudo vale.

Viste a polémica que as declaraçoes do Mourinho tiveram em Itália? E Porque? Por causa da desigualdade de tratamento que dao aos diferentes clubes.

Olha "déficit de cultura democrática"!! O clube que sempre lutou contra a os clubes da ditadura! Essa está boa está...

Anónimo disse...

Mas claro que sou a favor de igualdade de tratamento por isso quero pelo menos 5 páginas do VSC no jogo como dão ao porto... Agora a sério, não vejo qual é o mal das perguntas e dizeres que não existe déficit democrático no fcp nuninho só pode ser na galhofa, o teu clube é o do candidato único e com variados exemplos de ditatorialismo por parte do pc que aqui não se enumeram sob pena de ter que ficar aqui a tarde inteira a escrever... ;)

Anónimo disse...

Ao Paulo Bento já lhe perguntaram onde é que ele ía cortar o cabelo e se ía mudar de penteado!!
Isso sim, são perguntas encomendadas!!

Não vejo qual é o problema de se falar da renovação do Jesualdo, numa altura em que o homem, está a fazer um bom campeonato e está no seu último ano de contrato. Parece que nem o Jesualdo, pode falar do que lhe apetece, porque os "bodyguards" estão à coca!

E esse boneco desse director, já foi jornalista!

Nox disse...

O Nuñez também esteve 20 anos no Barça e nao tinha adversário à altura :) Mas sei onde queres chegar...

Em relaçao às perguntas, claro que todos têm a liberdade que questionarem o que quiserem, mas como sabes melhor do que eu, também existe o direito ao silencio (e à indignaçao).

Anónimo disse...

Dá a impressão, que o próprio Jesualdo, não pode dizer tudo o que pensa ou tudo o que queria dizer... Sob pena da secreta tripeira!!

Anónimo disse...

FC Porto - SAD deesmente CR da RTP e vai avançar com acção judicial



Porto, 09 Mar (Lusa) - O Conselho de Administração da SAD do FC Porto desmentiu hoje "categoricamente o teor das acusações" dirigidas a Rui Cerqueira, director de Comunicação dos "dragões", e decidiu agir judicialmente contra o Conselho de Redacção (CR) da RTP.

Em comunicado na página oficial do FC Porto na internet, a Administração da SAD refere que "é absolutamente falso" que Rui Cerqueira "tenha proferido os insultos" ao jornalista da estação televisiva, durante a "flash interview" do jogo Leixões-FC Porto de sábado, da 21ª jornada da Liga portuguesa de futebol, que terminou com desfecho favorável aos tricampeões nacionais por 4-1.

"O treinador do Leixões, José Mota, o director de Comunicação do Leixões, Sérgio Teixeira, e o produtor da RTP, Manuel Queirós, assistiram às ocorrências em questão e poderão contribuir para repor a verdade dos factos", acrescenta o documento que sublinha não ter a SAD do FC Porto "qualquer dúvida quanto à veracidade dos factos reportados pelo seu director de Comunicação".

Por isso, a SAD portista "lamenta que um espaço reservado à análise dos jogos seja instrumentalizado com questões 'políticas', esperando, neste sentido, uma posição inequívoca da Liga Portuguesa de Futebol Profissional".

No domingo, o CR da RTP repudiou a forma "insultuosa" como o director de comunicação do FC Porto se terá dirigido ao jornalista João Pedro Silva e salientou que esperava que as estruturas da direcção de informação da RTP "exijam ao clube um pedido de desculpas".

O incidente em questão ocorreu durante após a "flash interview" do jogo Leixões-FC Porto, que a RTP transmitiu em directo, com o jornalista a formular três questões ao treinador do FC Porto, Jesualdo Ferreira, a primeira sobre o jogo, a segunda antecipando o encontro de quarta-feira da Liga dos Campeões frente ao Atlético de Madrid e a terceira sobre a eventual renovação do técnico.

Após a entrevista rápida, o jornalista foi, de acordo com o comunicado do CR da RTP, "insultado pelo aludido funcionário do FC Porto", que "começou por acusá-lo de desrespeitar 'a instituição FCP' e de 'fazer perguntas encomendadas'".

Na altura, o jornalista terá perguntado se "não podia fazer perguntas", salientando que as questões não eram "encomendadas".

Segundo o comunicado do CR, o director de comunicação do FCP terá dito então a João Pedro Silva: "És um filho da p..., um bardamerdas, és muito pequeno para mim".

Tudo aconteceu na presença do produtor da RTP Manuel Queirós, do treinador do Leixões, José Mota, de dirigentes do Leixões e da repórter de imagem da RTP que estava a fazer a referida "flash interview".

O comunicado foi assinado pelos membros eleitos do CR do Porto e do CR de Lisboa da RTP.

Anónimo disse...

Isto vai ser lindo, o porto b (que ainda por cima já deve ter o beto encomendado) vai mesmo dizer a verdade acerca do que se passou...

TheBlueBeast disse...

essa do Porto B ser o Leixoes tem imensa piada.....
Mas no ano passado o Porto B morava no Minho e tambem goleada... vendidos!

Nox disse...

Por favor!!!! É preciso ter um bocado de juízo e de bom senso! Senao o Helton há 2 anos também ia ser vendido ao Chelsea, este ano vai ser vendido ao Atlético, o defesa do Atlético tb vem para o FCP para o proximo ano...

Em relaçao ao tema do dia, nem vou falar muito porque é demasiado penoso. uma eliminatória que fica 12-1 só pode ser brincadeira e depois de ver a forma como o SCP sofreu os golos era de proibir essa equipa de participar nas Champions nos proximos anos pelo desprestígio causado ao futebol portugês.

Depois do Real ter levado 4 ontem, também já se fala no défice de qualidade que o futebol espanhol esta a ter (quando comparado com o inglés). Eu nem me atrevi a falar do Sporting, mas mais tarde alguem se lembbrou desse descalabro na Champions.