domingo, 29 de março de 2009

Ladies and gentlemen: FREEPORT !!!



FONTE:
TVI

2 comentários:

jm disse...

Caro Bluebeast, este post é serviço público e poupa-me trabalho porque estava a pensar falar disso aqui.
Posto isto, só queria chamar a atenção para uma coisa: Portugal apresenta sinais evidentes de uma mentalidade ditatorial dos seus governantes, desde circulares vindas das altas esferas a ameaçar os professores aquando da greve geral até empresas que nem a devolução do IVA pedem porque sabem que levam com uma inspecção no dia seguinte, desde a autoridade para a concorrência que vem agora dizer que vai investigar a tvi pq a cadeia televisiva anda a incomodar muita gente e aí está mais uma forma de pressão, é o presidente do sindicato do ministério público que vem denunciar pressões inaceitáveis sobre os procuradores do processo para arquivar o processo freeport, enfim, sobram exemplos do despotismo instalado em Portugal. Curioso é que o santana foi corrido passado 6 meses porque queria criar uma agência para a informação e agora temos uma autoridade para a concorrência a funcionar como cão de caça do governo contra quem ousa expor os podres desta cáfila de governantes que nos assaltou. E o mais incrível é que existe uma nitida instrumentalização do canal público de televisão como é exemplo o dia seguinte à divulgação do dvd, todas a tvs iniciaram o jornal com essa notícia e o canal 1 fez referência a isto volvidos 13 ou 14 minutos do inicio do telejornal, achando mais importante nomeadamente a noticia do padre que não baptizava lucilios!!!!
Nunca se assistiu em Portugal a escandalo tão grande involvendo um 1º ministro (que segundo a maioria dos jornais da nossa praça é o principal suspeito para as autoridades britanicas de corrupção neste caso) e de uma coisa podem estar certos: não há fumo sem fogo e isto não é fumo, é uma nuvem gigantesca de fumo e começa a ser impossível não perceber o que aqui se passa, tal como no caso do curso que não tirou de depois veio por fax, este querido 1º ministro aprovou um processo alvo de 2 chumbos ambientais anteriores precisamente no último dia em que era ministro do ambiente...Coincidências...

Podridão no futebol português disse...

Por falar em freeport:


"As últimas cenas passadas dentro e fora do Tribunal de Gaia, onde estão a ser julgados por corrupção os srs. Pinto da Costa, presidente do FC Porto, Augusto Duarte, árbitro de futebol, e António Araújo, empresário de jogadores e "homem de mão" do presidente têm qualquer coisa de "dejá vu".

Algures noutras paragens, mais mediterrânicas e mais violentas, com base em dinheiro vivo, que passa de mão para mão com fins misteriosos em misteriosos envelopes, acontecem, de facto, cenas assim. O silêncio é a grande lei da família e testemunha que se atreva depor contra alguém do grupo (contra o chefe então, é impensável) é hostilizada e agredida, se não lhe acontecer pior, porque por ali só o silêncio é soberano e contra ele ninguém pode, nem os senhores da capital.

Todos nós já vimos coisas assim em cinema, só que agora temos ali a coisa ao vivo dada em directo e, mesmo se o guião não é tão radical, não faltam por cá os personagens estranhos e as situações. A testemunha maldita, Carolina, apesar de protegida (?) pela Polícia, acaba insultada e agredida por "populares", o agente da autoridade (árbitro) alegadamente corrompido não comparece, invocando misteriosa doença. O pior é que a sua versão não joga com a do alegado corruptor e figura central do drama (segundo ele, árbitro, foi apenas "tomar um cafézinho e ter uma conversinha" com presidente, precisamente na véspera de ir arbitrar um jogo com o FC Porto. O qual, presidente, "explica" tudo com um encontro de aconselhamento, a pedido do árbitro, "coisas familiares". Não falta, sequer, a figura do intermediário, engajador e "homem de mão", o fiel Araújo, presente em tudo e para tudo, ou a irmão-gémea, que trai a outra gémea, Carolina, a troco de benesses do "homem", vai depor contra o "próprio sangue" e corre com os jornalistas fazendo-lhes um gesto obsceno com o dedo da mão espetado. Tudo gente fina. Como se vê.

Pairando sobre as cabeças destes personagens de ópera bufa andam 2 500 € em cinco notas de 500, que a então doce Carolina diz que meteu num envelope a pedido do então marido e presidente para ofertar, com o "cafezinho", ao pobre Augusto Duarte, que eles precisava, vá-se lá saber para quê em conjuntura de tantas e tão grandíssimas dificuldades como as que vivemos.

Alguém percebeu aquela do presidente dizer agora em tribunal que sabia muito bem que tinha o telefone sob escuta? Estaria assim tão certo de que as escutas eram "ilegais"?"

Será que o pc já foi tomar o cafezito com o xistra ou está à espera de sexta-feira pq não gosta de alterar hábitos?