sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Submarinos...


O Chefe de Estado-Maior da Armada (CEMA), almirante Melo Gomes, apelou esta quinta-feira, para que a «cíclica miopia marítima que tem afectado Portugal nos últimos anos, não sofra uma recaída irreversível» e considerou «imprescindíveis» os novos submarinos.
«A miopia marítima é factor que atravessou a nossa história e sempre que Portugal não se preocupou com o mar, nós tivemos um decréscimo do nosso impacto perante outras nações e perante amigos e adversários», explicou.
No seu discurso durante a Cerimónia de abertura do Ano Operacional da Marinha de Guerra Portuguesa, o almirante destacou a aquisição dos dois novos submarinos ¿ o «Tridente» (actualmente a efectuar provas no mar e será recebido em 2010) e o «Arpão», chegará em 2011. «Ter submarinos é caro, mas muito mais caro seria não os ter»
Relembre-se que durante o tradicional jantar do PS do 05 de Outubro (Alenquer), Almeida Santos, presidente do Partido Socialista, afirmou que Portugal «não precisa de submarinos para nada», defendendo antes a compra de armas.
«Devo ser um bocado burro mas não consigo descobrir porque é que nós precisamos de dois submarinos», questionou fazendo votos de que José Sócrates e o ministro da defesa sejam da mesma opinião porque «precisamos urgentemente de vender os submarinos para comprar armas que sejam úteis e necessárias para a defesa das nossas águas marítimas», considerou.
Questionado pelos jornalistas sobre estas declarações, o almirante Melo Gomes referiu que «não se atreve a tecer comentários sobre uma figura com estatuto que tem o Dr. Almeida Santos».
No entanto, defende que ter submarinos é caro, «sem dúvida muito caro, mas muito mais caro seria não os ter em especial para as gerações que nos sucedem», alertando para «os valores e necessidades que Portugal tem para cumprir as suas missões e os seus deveres no mar». «São imprescindíveis à salvaguarda da sua segurança e da sua soberania», sublinha.


in iol.diário
Numa época em que se fala tanto em defesa europeia e Portugal se prepara mais uma vez para entrar num famoso contra-ciclo (como parece fazer sempre que ocorrem mudanças nos países evoluídos) eis que toma a palavra um militar (que sabe o que está a dizer ao contrário de muitos políticos que falam para não estarem calados e sem qualquer conhecimento das matérias) e tem coragem de mandar calar muitos jornaleiros e politiqueiros da nossa praça. Independentemente da nossa perspectiva sobre o assunto, palavras que obrigam a uma certa reflexão...

27 comentários:

DUXXI (a mandar as altas patentes militares trabalhar) disse...

Não vejo grandes razões e utilidades para a aquisição de submarinos em plena crise.

Quer dizer, o TGV e o aeroporto, são gastos supérfulos... Mas os submarinos, para dar comissões a meia dúzia de majores e almirantes, ah e tal, tudo bem!!

Haja decência!! :P

Que comprem mas é arados e ceifeiras para o cultivo do milho e afins.

Unknown disse...

Caro Duxxi, estes submarinos já foram comprados anteriormente, ainda não havia a dita crise...

Sá Rocha disse...

Porra Meireles... Claro que o chefe de estado maior da armada vai queres submarinos. Estranho seria se ele não quisesse. O que se discute é a utilidade dos mesmos.

Como tu disseste e bem acho que o dinheiro teria melhor utilidade noutro tipo de material. Lanchas ou algo do género. A meu ver porque não sou especialista... Mas vais fazer o quê com 2 submarinos? Invadir algum pais? Travar os emigrante que tanto detestas com ameaças de torpedos? "Vocês aí em cima: Cuidado que a gente dispara!!!"

Volto a repetir, não sou perito, mas parece-me um desperdício de dinheiro que praticamente dava para meio TGV.

Este negócio parece-me mais, e agora como o DUXXI disse, para alguns meterem dinheiro ao bolso, como de costume em Portugal.

Sá Rocha disse...

LOOOOLLL

não havia crise aonde??? No mundo ou em Portugal? Portugal se não esteve em recessão, nunca cresceu de forma suficiente para se aproximar da média Europeia. Por isso um investimento de quase um bilião numa economia como a nossa em submarinos é no mínimo discutível.

amil disse...

Não falo desta póda porque não é a minha.
Não sei se haverá obrigações por parte dos países da UE em termos de vigia de costa e mar alto, não sei mesmo. Mas será mais caro comparar os submarinos e fazer esse trabalho ou pagar a alguém para que o faça por nós? Será a isto que o o almirante se refere com «sem dúvida muito caro, mas muito mais caro seria não os ter em especial para as gerações que nos sucedem».
Para que as palavras dele tenham algum sentido, não vejo muito mais motivos.

Nuno disse...

A questao Amil é que se temos de sub-contratar esse serviço vamos ter de fazê-lo a Espanha ou Inglaterra por exemplo, e isso já mexe com o orgulho para além de que esse eventual serviço de outro país vai fazer com que tenham informaçao possivelmente secreta sobre a nossa defesa.
Também não percebo muito do assunto mas não há duvida que devemos ser mais contundentes na defesa e na imposição do nosso território marítimo. Nao digo que se o faça através de submarinos, mas algum investimento nesta area deveria existir.

Amil disse...

Nem mais Nuno...
"Também não percebo muito do assunto mas não há duvida que devemos ser mais contundentes na defesa e na imposição do nosso território marítimo. Nao digo que se o faça através de submarinos, mas algum investimento nesta area deveria existir."

Francisco Louçã disse...

É só fascistas, a defenderem aqueles que mais ao bolso metem. Ide trabalhar!

jm, contra o populismo daqueles que sabem que não vão ser eleitos disse...

O louçã a mandar pessoas irem trabalhar?!!? Vamos o caraças, queremos um subsídio...

Amil disse...

Meira, cuidado. Este espaço pode terminar a qualquer momento se o Louçã quiser!
E os submarinos passam logo para as mãos de um amiguinho qualquer...

Amil disse...

Meira, cuidado. Este espaço pode terminar a qualquer momento se o Louçã quiser!
E os submarinos passam logo para as mãos de um amiguinho qualquer...

Sá Rocha disse...

Os Submarinos pelos vistos so tem garantia de um ano. Ate a minha torradeira tem uma garantia melhor. E depois disso o estado tem que pagar ao mesmo consorcio Alemao 5 milhoes por ano so para manutencao.

Para nao falar que o consorcio Alemao teria que fazer investimentos de quase um biliao em Portugal como contrapartida e pelos vistos nao vai fazer quase nada. Sem que o estado possa renegociar ou cancelar o contrato. Negocio no minimo ruinoso para o pais.

E depois tb ha a parte de 30 milhoes que andam desaparecidos (pelos vistos bolso dos PP's (partido Popular e Paulo Portas).

Bom negocio e grande capacidade de fazer merda e meter pro bolso.

jm disse...

???????????? Perdão? "parte de 30 milhoes que andam desaparecidos (pelos vistos bolso dos PP's (partido Popular e Paulo Portas)." Curioso que sejam pessoas com ligações ao ps os arguidos no processo e não o paulo portas mas se tens informações priveligiadas partilha aqui com a malta...
Quanto à falta de capacidade do estado português actual em fazer cumprir contratos isso tb não será culpa de quem fez o contrato e se estamos numa situação de incumprimento o contrato pode ser resolvido (claro que estou a falar sem conhecer os contratos mas à partida será assim). Aliás, não é só em relação aos submarinos que o estado português não consegue receber as contrapartidas estipuladas mas em várias outras áreas o que nos leva a pensar se não será antes falta de capacidade de quem nos governa actualmente. De qq forma esse valor de manutenção assim em bruto pode parecer muito mas confesso que não sei se é elevado ou não dependendo das ponderações de interesses e custos que ao caso couberem. Ainda assim e sem ser um mago financeiro sempre posso antever que o dinheiro gasto em rendimentos minimos para ciganos e indigentes comprarem droga e terem bmw´s à porta dava para comprar muitos submarinos por ano...

Já agora perguntem a um Ilustre deste blogue como as nossas actuais finanças são eficazes a irem ao bolso das pessoas sérias, que ele é capaz de vos surpreender...

Sá Rocha disse...

Ninguem encontra o contrato... E nao Meireles Portugal ja nao consegue anular o contrato. O negocio foi muito, muito bom!!! (estou a ser ironico)

Fica sabendo que os submarinos davam para 8 anos de rendimentos minimos mal destribuidos. Pelo menos era dinheiro para nacionais, e mais tarde tb gasto no pais e nao no estrangeiro.

De certeza que o PP (os 2 ) tem o contrato. SO tem que o procurar no meio das 60 mil fotocopias.

Mas entao o Socrates eh culpado sem nunca ter sido arguido, mas o PP ja eh inocente. O teu mundo eh muito azul nao eh?

jm disse...

Existe uma diferença muito grande. Um é 1º ministro e só por isso não foi constituido arguido (até perante a incredulidade dos investigadores britanicos que iniciaram as investigações como ficou bem patente em alguns oficios que vieram para a praça pública) o outro é talvez a personna menos grata da comunicação social esquerdista que vigora em Portugal, não está no poder e se ainda não o lixaram foi porque não têm nada para o lixar...

ps: essa do dinheiro ir para nacionais foi hilariante quando temos 50 000 estrangeiros a mamarem subsídio de desemprego em Portugal e temos uma comunidade cigana subsidio-dependente que ultrapassa as centenas de milhar e que faz tudo para se auto-excluir da sociedade renegando à nacionalidade portuguesa em tudo o que não seja receber dinheiro do estado...

Sá Rocha disse...

"não está no poder e se ainda não o lixaram foi porque não têm nada para o lixar..."

Que grande LOOOOL MEireles!!! Mesmo grande!!

O Paulinho Portas eh um grande inocente, eh tudo uma cambala contra ele por parte da imprensa esquerdista... LOOOOOLLL
As 60 mil fotocopias de segredos de estado tb sao uma cambala?
Ele ter ficado caladinho (alias desapareceu) quando saiem as noticias tb eh cambala? Eh de facto engracado... Nao, o gajo de direita eh o unico politico portugues que nao corrompe. Um gajo que para ter o poder ate porrada deu!! Eh um santo... Pois.. Se nao te lembras ja nao eh o primeiro escandalo que o PP esta envolvido. Mas eh um inocente!!

Mas acho mesmo piada que uns sao culpados ah nascenca e outros inocentes ah nascenca, e pior vitimas de uma sociedade opressora. Lembras-me um pouco os portistas Meira!!
Nao deixes a paixao politica toldar a tua visao, eh um primeiro passo para a cegueira total.

Daqui a pouco estas a defender o Valentim, o Pinto, a Felgueiras, Isaltino... Pimenta?

jm disse...

???? Segredos de estado? Ficar calado é sinal de culpabilidade? valentim, pinto e felgueiras? porrada? Ó Sami que grande confusão para aí vai e depois são os outros que andam com a visão toldada...

Já ministros do ambiente de esquerda que aprovam construções alterando planos directores municipais e reservas ecológicas para contruirem um monumento ao capitalismo selvagem são aqui defendidos com unhas e dentes, vá-se lá entender...

Sá Rocha disse...

Nao Meireles. A diferenca eh mesmo essa, eu nao defendo o Socrates.

Sinceramente acho que esta metido no freeport. E nao preciso de uma decisao de tribunal para ter a minha opiniao. Ja tu como o PP eh das tuas cores partidarias eh "porque nao ha provas" e "eh uma cambala da esquerda"!

Dai o me lembrares dos portistas que defendem o Pinto como se fosse o maior santo a face da terra!! Ou os Felgueirenses, ou o pessoal de oeiras, etc. Eh normal as pessoas perderem a objectividade (e a visao) nestas alturas.

jm disse...

Mas Sami, desculpa lá, tens dúvidas que temos uma comunicação social esquerdista? E não, não concordo com isso. Aliás sempre fui um forte crítico do portas, não me agrada o populismo nem a caça ao voto descarada, por isso sempre defendi ribeiro e castro como uma opção mais consentânea com os pergaminhos do cds. Mas se formos a ver os últimos 4 anos não há dúvidas que o portas foi a melhor oposição neste País. O bloco não consegue sequer manter a coerência, manda bitaites para o ar mas ideário político não tem nenhum (até assusta a ana drago no corredor do poder, só mesmo em Portugal é que um partido assim atinge 10%), o psd parece um campo de guerra, 3 presidentes em 4 anos e constantes guerrilhas internas fizeram com que fossem um oposição frouxa e CONSEGUISSEM (é mesmo o termo) perder as eleições neste contexto social. Apesar de não concordar com a maioria dos ideais comunistas a verdade é que me têm sucessivamente surpreendido, são coerentes e defendem com unhas e dentes aquilo em que acreditam, tenho que lhes dar o devido mérito. Isto posto sou forçado a concluir que o portas, apesar de não ser o meu preferido no cds, é de longe a oposição mais encarniçada a um governo a que falta em competência o que sobra em arrogância e em tiques ditatoriais. Se isso é ter a visão toldada espera pelos próximos números da governação socialista (porque pode-se enganar alguma gente durante algum tempo mas é impossivel enganar toda a gente para sempre e os números vão começar a aparecer).

O que eu acho engraçado é que de 2 em 2 anos lá vem a história dos submarinos e o portas ao barulho mas têm acontecido coisas em Portugal (e muitas) que nunca aconteceram após o 25 de abril e parece que está tudo bem e tranquilo, com o povo a assobiar para o ar. É a minha opinião...

Sá Rocha disse...

Isso é outra história. Agora falas-me de políticas.

Estava a falar da tua coerência entre Sócrates culpado à nascença por ser gay (à 4 anos), por ter tirado o curso (à 2) e agora no Freeport. Da tal imprensa de esquerda!! Nem quero imaginar se não fosse.

Já o Paulo Portas parece que é inocente de tudo.... à nascença. coitadinho!!

Em relação às políticas este foi provavelmente o melhor PM português. Muito à frente do Cavaco que para mim foi o segundo... O Primeiro a chamar a atenção e a desenvolver políticas económicas dignas desse nome. Já que todos os outros anteriores pouco ou nada fizeram neste aspecto. Aliás alguns até cometeram o erro de não fazer nada para tentar mudar a situação... (Cavaco e Guterres). Sócrates cometeu muitos erros(professores, liberdades individuais, etc.) mas mesmo assim para mim foi o que fez mais pelo país. Dito isto se calhar isto só é verdade porque a nossa democracia é muito recente e os governantes péssimos.

Portas é para mim o pior que existe em Portugal. Felizmente estou imune, se calhar pela distância, ao marketing político dele, que foi muito bom estes anos. Para mim não mudou... Só pensa em voto e poder.

jm disse...

"Em relação às políticas este foi provavelmente o melhor PM português" - Isto é que merece um enorme lololol! ó Sami andas distraido ou isso é sentido de humor? Deves estar a brincar comigo, não tens visto os posts neste blog? Descemos não sei quantos lugares no ranking da produtividade, aumentaram todos os impostos, temos uma fuga do País de todos aqueles que estão fartos de ser chulados, é pá, nem sei que diga. Com o maior respeito esta conversa fica por aqui pois estou em completo desacordo com o que estás a dizer mas o futuro dirá quem tem razão.

Sá Rocha disse...

Ranking da produtividade?!?!?!?
Nao eh o ranking da liberdade de imprensa?
De produtividade nao vi nada.

Alias de produtividade Portugal, juntamente com a Franca e Alemanha, foi dos primeiros paises a sair da recessao tecnica. Nao eh um sinal demasiadamente animador mas eh um bom sinal. E reflecte, parcialmente, a nossa produtividade.

Aumento de impostos nao significa uma ma politica, depende sempre da conjuntura economica.
Fuga do pais eh normal... devido a crise economica. Nao ha emprego as pessoas fogem. Temos Espanha como exemplo, com uma taxa de desemprego de quase 20%. Quando ha pouco tempo era de 11 ou 12.

Parece que te esqueces que esta foi "so" a pior crise desde 1929.

Aonde o Socrates falhou mais foi ao atentar contra as liberdades individuais. Algo que tu ate devias aplaudir porque esta de acordo com a tua ideologia, creio eu... E tb no freeport, que tem mais a ver com opcoes individuais do que com a propria politica do governo.

jm disse...

Não caro Sami, isso não é verdade! Somos um País com uma das maiores cargas fiscais do mundo!!! e não recebemos quaisquer contrapartidas. Os nórdicos rivalizam conosco nisso mas têm serviços públicos de qualidade a anos-luz dos que nós temos por isso não consigo compreender.

Mas para te recordar segue este link pois bem me parecia que não andava maluco...

http://ouclandestino.blogspot.com/2009/09/obrigado-socrates.html

Sá Rocha disse...

Não caro Meireles....

Não somos um dos países com uma das cargas fiscais maiores do mundo!
Trabalho na Alemanha e pago impostos aqui. Sei quanto se paga de impostos em Portugal e já usufrui do sistema social português e agora alemão.

E até parece que esses impostos tão caros são só por causa do sócrates!!

Nuno disse...

A carga fiscal é relativa!
Acho que estamos a falar na relação custo/benefício dos impostos que pagamos e nesse caso também acho que o custo é grande para o benefício recebido... em Portugal.

Nuno disse...

Ainda ontem saiu uma notícia no sol.pt que o custo unitário universitário de PT é o maior da UE.
Algo deve estar mal na redistribuiçao dos fundos europeus pelas faculdades.
É verdade que o Sócrates vai criar um ministério para a gestão dos fundos europeus?!?

Sá Rocha disse...

Um dos grandes problemas em relacao as universidades eh que muita gente com bons contabilistas mama dinheiro de subsidios para os mais pobres. Vi muita gente a chegar de golf ah faculdade que ganhava tanto de subsidio como pessoas sem posses nenhumas!

Estava a falar da relacao custo beneficio, e confesso que para o que pago na Alemanha nao me compensa o beneficio que tenho. Preferia ter a carga fiscal portuguesa com as vantagens que tem.