quinta-feira, 12 de novembro de 2009

MONARQUIAS, CAMPEÃS DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES DE ACORDO COM FORUM ECONÓMICO MUNDIAL



Portugal caiu cinco lugares no ranking global que mede a diferença entre homens e mulheres na vida económica e política de um país. O Fórum Económico Mundial estudou 143 países. Portugal aparece na posição 46, caiu quatro lugares em relação a 2008. Suíça no 40º lugar, França no 51º lugar e Portugal no 46ª lugar, dizem muito sobre o desempenho das três repúblicas mais emblemáticas da Europa em termos de igualdade de oportunidades, todos atrás da totalidade de monarquias existentes na Europa. Os dados não deixam margem para dúvidas. Relativamente ao ano passado, Portugal perdeu pontos nos indicadores que medem a participação económica e política, assim como as oportunidades de carreira dadas às mulheres, bem como no acesso destas à educação básica e superior.
Quando se compara os dados com 2008, as perdas não ficam por aqui. Há também uma quebra na igualdade dos salários pagos a homens e mulheres para a mesma função bem como no acesso a cargos de topo nas empresas e na justiça.
Apesar do panorama ter piorado, o ranking do Fórum Económico e Mundial revela que, nos resultados gerais, Portugal conseguiu ainda assim estar, acima da média em três indicadores: esperança média de vida, acesso às profissões técnicas e acesso aos ensinos secundário e superior. O ranking que hoje é divulgado em Nova Iorque avalia a forma como cada país distribui, entre homens e mulheres, as oportunidades existentes independentemente dos recursos de que dispõe.

Monarquia, campeã da igualdade

Na linha da frente dos que mais fazem pela igualdade de sexos estão os países no Norte da Europa como Noruega (2), Dinamarca (13), Espanha (10), Reino Unido (11), Holanda (12), Suécia (1).Curiosamente na sua maioria, porque não existem mais, monarquiasFace a Republicas como França que passou do 70º lugar, próximo do Brasil (outra Republica que este ano piorou ,apesar do aumento de riqueza), para 51ª lugar, ou dos EUA o 31ª lugar e Austria (27º), ambos atrás de Cuba.Este resultado é a prova efectiva de que a iguladade de oportunidades é uma falácia entre as republicas, mesmo as mais ricas.

Consultar índice: http://www.weforum.org/pdf/gendergap/rankings2007.pdf

in: http://causamonarquica.wordpress.com/

2 comentários:

Sá Rocha disse...

Pois...

Portugal com uma monarquia seria um pais muito mais igualitario!! Mudaria tudo. (Ironia!!!)

"Este resultado é a prova efectiva de que a iguladade de oportunidades é uma falácia entre as republicas, mesmo as mais ricas." Porque eh que nao falas da Finlandia e Islandia que sao Republicas?

Sera que isto revela que os paises mais desenvolvidos sao os que melhor distribuem a riqueza? E estes sao os paises do norte da Europa, independentemente de serem monarquias ou Republicas. Sinceramente nao vejo qual sera a relacao entre Monarquia e distribuicao de riqueza. Mas gostava de saber...

Amil disse...

Ranking global que mede a diferença entre homens e mulheres na vida económica e política de um país. É disto que fala o texto.

A relação que fazes dos mais ricos serem do norte da Europa é um facto mas outra conversa, no entanto podemos sempre observar que a maior concentração de regimes monárquico constitucionais está no norte da Europa, que como dizias, também são os mais ricos.

Acho é que, mais do que a riqueza financeira (que é sempre desejável) fala-se aqui de uma certa riqueza de espírito e sobretudo riqueza de igualdades. Aí estão de facto duas republicas do norte da Europa, o que se poderá relacionar com o facto de pertencerem aos mais ricos.