quinta-feira, 4 de março de 2010

Hipocrisia no seu maximo

Uma fatia maior do dinheiro gerado pela Liga dos Campeões deverá ser atribuído a clubes que não participam na competição. É esta a perspectiva de Fernando Gomes, dirigente do FC Porto presente no encontro da Soccerex, que decorreu hoje em Manchester. "Creio que a forma como as verbas da Champions League são distribuídas tem de ser analisada e alterada, por forma a dar mais dinheiro aos clubes e a equilibrar as competições domésticas", alertou.
"Se os clubes que não estão presentes na Liga dos Campeões receberem mais dinheiro, podem comprar melhores jogadores e aumentar a qualidade da competição. Se não conseguirem fazer isso, a qualidade decresce e o fooso interno aumenta", continua o vice-presidente dos "dragões".

A UEFA distribui cerca de 6,5 por cento das receitas anuais da Champions pelas 53 associações, num pacote que designa por "pagamentos de solidariedade", reservando um mínimo de 413 milhões de euros para as 32 equipas que entram na Liga dos Campeões. No melhor dos cenários, as equipas com mais sucesso na Champions podem encaixar um máximo de 40 milhões de euros por época.

Fernando Gomes entende que este desnível na repartição das verbas prejudica os países mais pequenos. "Por exemplo, o Debrecen, da Hungria, obteve 50 por cento das suas receitas totais pelo simples facto de chegar à fase de grupos. E há exemplos semelhantes no APOEL (Chipre) e no Unirea (Roménia). Este dinheiro desequilibra seriamente os campeonatos", alerta.

No seu primeiro ano de existência, em 1992-93, a Liga dos Campeões gerou 45 milhões de euros de receita. Actualmente, movimenta 1,15 mil milhões de euros. Guillaume Sabran, director de marketing da UEFA, sublinhou no fórum que este valor é susceptível de continuar a subir. "Estamos sempre à procura de formas de maximizar receitas para os clubes dentro e fora da competição, mas cabe aos decisores determinar como esse dinheiro é atribuído".

O FCP eh demais!! Agora que estao practicamente fora da champions exigem que se distribua o dinheiro…
Quer dizer… dominaram durante anos o campeonato nacional por causa desta estupidez mas agora que os ovos de ouro acabam ja querem distribuir riqueza???
Porra… que lata!!!! Muita mesmo!!!

Sera que o Pintinho esta com medo de nao ir a champions nos proximos anos?

5 comentários:

Nuno disse...

Desculpa mas mais estupefacto fico eu com os teus comentários porque tu vês com mais atenção um prejuízo do FCP do que um benefício do VCS. Na eventualidade de acontecer o que o Fernando Gomes está a dizer o VSC lucraria bem mais se for à UEFA.

Mais um exemplo do ódio pelo FCP a sobrepor-se ao amor pelo VSC...

DUXXI disse...

O porto precisa realmente daquele guito, pq uma época sem champions... pode dar em descalabro!

Sá Rocha disse...

Não tem nada a haver Nuno. Eu referi que é uma estupidez este dinheiro todo a rolar.

Absurda é a posição do FCP nesta história.

Nuno disse...

Eu não acho absurda. Apenas está a zelar pelos seus interesses e a emitir uma opinião legítima.

Mas é verdade que era preferível não estar a pensar nisto... mas sao os factos.

TheBlueBeast disse...

Absurda não podes dizer...pois o FCP está no G14 e foi dos clubes que mais puxou antriormente para haver mais guito, principalmente na Champions é verdade, mas sempre foi um dos clubes que são ouvidos, logo é "normal" ter uma nova proposta...o timing é que se calhar transformou o "normal" em apetecivel...