segunda-feira, 12 de abril de 2010

Novo sinal de trânsito junto das igrejas!

7 comentários:

jm disse...

lol, já tinha visto isto algures... Embora ache que está tudo a ser grandemente empolado porque está relacionado com a Igreja Católica. Convém não perder de vista 2 aspectos que considero importantes: 1º- Parece certo que alguns padres (admitindo que tenham sido dezenas nas últimas décadas) praticaram comportamentos desviantes e inaceitáveis sobre crianças que estavam sob a sua dependência. Mas não se pode esquecer o facto que durante esse período existiram centenas de milhares de padres que praticaram desinteressada e honradamente as suas funções. Também existem adeptos dos nossos clubes que são umas bestas mas a esmagadora maioria deles são pessoas de bem que não merecem ser assim qualificados, o mesmo se passa aqui... 2º - A Igreja Católica é a isntituição do mundo inteiro que mais ajudas financeiras e de outra índole presta aos mais carenciados. Basta olhar para Portugal em que a rede social da Igreja é incomparavelmente superior à do próprio estado para além dos missionários que entram em sitios onde nem a própria ONU e outras que tal não entram ou só entram após imenso derramamento de sangue (darfur, costa do marfim, etc, etc).
Por isso acho um bocado injusto a forma como se tem tentando denegrir a imagem da Igreja quando, quanto a mim, o seu papel positivo é imcomparavelmente superior às coisas negativas que têm surgido. Claro que tudo deve ser investigado e levado às últimas consequências agora tomar a parte pelo todo não é aceitável e parece-me que muitos têm aproveitado estes recentes escândalos para atingir a Igreja, o que, mais uma vez o digo, me parece claramente abusivo e injusto.
Abraço

Amil disse...

Amén

Sá Rocha disse...

Meireles concordo contigo que a Igreja ajuda e muito! Se bem que sairam noticias que a grande maioria de instituicoes da igreja que prestam auxilio em Portugal tem o "patrocinio" do estado. Mesmo assim acho que tem um papel excelente na sociedade.

Dito isto... Acho que a Igreja, como qualquer instituicao, sofreu alteracoes ao longo do tempo e adapatou-se a realidade desse tempo.

Acho que esta eh umas das alturas que exigem uma adaptacao. Porque eh que os Padres nao se podem casar? E porque eh que casos destes continuam a ser branqueados pela Igreja?

Discordo quando dizes que foram dezenas de casos. Ja chegam as centenas... talvez milhares de casos REPORTADOS. Imagina aqueles que nao sao reportados.

So na Belgica foram 3 centenas de casos REPORTADOS (outra vez diferente dos casos que efectivamente aconteceram) que a Igreja preferiu abafar. Nos EUA foram centenas de PADRES (nao casos). Alemanha igual.

Problema grave e que deveria ser lidado de uma outra maneira.

jm disse...

É um pouco longo mas contém algumas das coisas que defendi sucintamente em cima. Estes mesmos estudos foram os invocados por uma alta figura da Igreja ontem e estão a causar alguma polémica. De qualquer forma convém reflectir...


Os ataques à Igreja

A propósito do tema Ditadura do Relativismo, escrevia eu aqui há uns meses que ela se desenvolve essencialmente em três fases.
Na primeira, nega-se a existência de uma lei e de uma verdade objectiva com a intenção do consequente nivelamento entre o Bem e o Mal, o Vício e a Virtude.

Na segunda fase, institucionalizam-se os desvios morais ou transformam-se mesmo os Vícios existentes na esfera do privado em Virtudes dadas ao conhecimento público.

Numa terceira e última fase passa-se à censura social e à repressão judicial do Bem.

Far-se-á a justiça de reconhecer que a entidade por excelência que mais tem impedido o avanço das forças laicistas e maçónicas defensoras de valores estranhos e alheios à cultura ocidental como o aborto, o “casamento homossexual”, a adopção de crianças por casais homossexuais, a eutanásia, etc. é manifestamente a Igreja Católica.
Temas como o “direito à vida”, “direito à família natural”, “direito à educação dos filhos” sempre foram, ao longo dos tempos, defendidos e protegidos pela Igreja.
O actual Papa Bento XVI tem assumido frontalmente, em vários documentos e discursos oficiais, um importante papel na defesa de todos estes inalienáveis direitos e valores fundamentais estruturantes da sociedade.
E será essa a principal razão pela qual, poderosas ocultas forças de pressão, encobertas atrás de pequenos grupos activistas de homossexuais e outros, se têm vindo a manifestar ultimamente em praças públicas e em artigos de jornais acerca de casos de pedofilia ocorridos no seio da Igreja Católica, tentando mesmo atingir a pessoa do próprio Papa, com objectivo de a fragilizar e desqualificar.

jm, em continuação disse...

É certo que a Igreja reconhece ter havido inúmeros casos de pedofilia praticados por sacerdotes, a maior parte deles expulsos e julgados por tribunais judiciais, nomeadamente nos Estados Unidos, na Irlanda, na Austrália na Inglaterra e na Alemanha e pelos quais bispos e Papa se penitenciaram e pediram mesmo perdão há já vários anos indemnizando as vítimas.
Mas não deixa de ser curioso que se tente agora, nos últimos tempos quase diariamente, fazer crer que se trata de novos casos que vão aparecendo, quando na realidade se trata de casos ocorridos há já mais de 20 ou 30 anos bem conhecidos, sancionados pela Igreja e já julgados, muitos deles condenados pelos tribunais judiciais.
Curioso também, que se tente dizer, que os casos de pedofilia ocorrem sobretudo no seio da Igreja Católica em consequência da lei do celibato dos padres, quando vários estudos levados a cabo por instituições altamente credenciadas em criminologia nos Estados Unidos demonstram que a existência de pedófilos é 2 a 10 vezes superior no seio das igrejas protestantes nas quais os padres podem ser casados, e que 80 % dos pedófilos são homossexuais.
Que tais estudos demonstraram ainda que num determinado período de tempo no qual 100 sacerdotes católicos foram condenados por abusos sexuais de menores, 6000 professores de educação física e treinadores de equipas desportivas de jovens foram também objecto de condenação.
E que de acordo com relatórios periódicos do Governo Americano, dois terços, ou seja aproximadamente 67 % dos casos de abusos sexuais de menores são efectuados por membros da família – padrastos, tios, primos, irmãos, e até mesmo pais.
E finalmente que se ignore o importante conjunto de medidas há já vários anos tomadas pela Igreja Católica, em particular pelos bispos Americanos, Ingleses e Alemães e de modo muito especial pelo Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, na altura o Cardeal Ratzinger, que tiveram como resultado a inexistência praticamente de casos a partir de 2002.
Para a sociedade em geral e para nós cristãos de modo especial, é com profunda tristeza e vergonha que acompanhamos estes acontecimentos do passado, sobretudo pelo mal que provocaram nas vítimas, mas que não desmoronam a nossa fé que recorda as palavras de Jesus para Simão Pedro, “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra Ela”.

Guimarães, 5 de Abril de 2010

António Monteiro de Castro

Amil disse...

Agora é que fiquei parvo!
Quando vi Sá Rocha pensei logo, uuiiii vem aí um enchuvalhanço do pior a Igreja, quando no fundo o que leio parece escrito por um homem das direitas "concordo contigo que a Igreja ajuda e muito!".
Mas é bem.. não misturar politica e religião não está ao alcance de qualquer um. Vejo isso como uma virtude, a sério. Mas não deixas de ser um socialistão :) (não me levas a mal, certo?)

Em relação ao que verdadeiramente interessa. Abusos deste género não estavam previstos na lei a uns 30 ou 40 anos(Meira confirmas?). Este tipo de casos era simplesmente referido como um atentado ao pudor, resolvido com um possível "castigo" ao abusador. Para mim o problema é que a Igreja não soube acompanhar os tempos. Não sei o que deveria ter feito quando as legislações foram sendo alteradas, mas pelo menos, devia ter tido um punho firme e BANIR qualquer padreco que estivesse envolvido nestas cenas nojentas!
Para mim o caso do casamento dos padres, é uma posição mais "interna/moral" da igreja. Mas mais uma vez demonstra não acompanhar os tempos.

Sami, oh faz lo outra vez a bússola politica. http://www.bussolaeleitoral.pt/v/sic

;)

Sá Rocha disse...

Pah.. eu sou um liberal. Centro esquerda... mas em PT votar PSD nao me custaria nada, por exemplo.
De resto, nao sou religioso mas respeito a Igreja.

Tb acho que ha certos direitos numa sociedade moderna que deveriam ser inatacaveis. Felizmente este governo foi nessa direccao: Casamento homossexual eh um deles. Acho que sao dogmas e tabus do passado!! Temos que aceitar as diferencas... nunca fez bem a ninguem ficar fechado num armario.

Meireles o que frisei antes sao os casos reportados. Que sao totalmente diferentes dos casos que efectivamente ocorreram!!

Conheco pessoas que frequentaram seminarios em PT e assistiram a casos destes, queixaram-se e nada mudou. Os padres nao foram presos, continuaram nas suas funcoes devido a proteccao dos superiores. Quantos casos conheces deste genero em PT? De certeza que existem muitos e que nao saiem para o publico.

E o que se critica e muito eh a accao deste Papa. Esta provado que sabia de varios casos, era responsavel no vaticano pelo "departamento" que tratava destes assuntos e preferiu abafar os casos, deixando responsaveis nas suas posicoes com medo que o caso viesse a publico. Em vez de o punir!!

Que accao eh esta de um senhor que apregoa a paz e o amor?

Sinceramente parece-me mais a accao de um politico!!! Nao de alguem que eh lider espiritual de milhoes.

E para finalizar Meireles... acho que nao ha muitos casos de Padres que tenham sido julgados pela Justica civil... O que tb eh ridiculo!! Tem sido tudo tratado dentro da Igreja.