sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Jagunços e Planetas by Agatha Ruiz de la Prada

A artista Agatha Ruiz de la Prada (conhecida pelos seus porquinhos-mealheiros do BES!!), é a responsável pelo projecto de pintura que está a ser implementado nos prédios do Bairro de Nossa Senhora da Conceição.

A obra de arte é já uma das manifestações do trabalho desenvolvido, no âmbito do Mapa 2012, para a valorização do território concelhio.

10 comentários:

Amil disse...

Ok e tal, uma artista de renome pode ajudar a valorizar os trabalhos realizados pela 2012, mas seria assim tão pior chamar um artista Português?
Assim de repente lembro-me da Joana Vasconcelos que apesar de estar em "inicio de carreira", já é internacionalmente reconhecida.

Detesto a conceito do "lá fora é que é".

Unknown disse...

Ui, ui, depois de concluida a obra dou-lhe 2 meses para ficar completamente conspurcada com grafittis de rastas a fumarem brocas e coisas que tal. Projecto arriscado e a meu ver sem qualquer possibilidade (duradoura) de sucesso. Quanto ao mais subscrevo integralmente as palavras do ilustre Amil e acrescento o seguinte: seria mesmo necessário pagar 35.000,00 euros a uma bracarense para decidir como se vai gastar parte do dinheiro? Não haverá em Guimarães gente com tanta ou mais capacidade para afectar os referidos fundos? Cada vez se compreende melhor a eternização do magalhães no poleiro nesta cidade, reúne um conjunto de características muito próprias do povo português e especialmente vincadas na nossa cidade, parafraseando o Amil: "lá fora é que é", neste caso dentro do mesmo país...

Anónimo disse...

Temos o exemplo do GRANDE Siza Vieira, q é mt solicitado "lá fora"... E cá dentro, s calhar ñ lhe dão o devido valor...

Tb ñ m parece q esta obra seja o porta-estandarte do mapa de 2012. No entanto, poderia mt bem dar-se mais valor ao q é nacional... S bem q, este nome dará uma maior publicidade à causa em questão.

Tou a ver os "jap's", d máquina fotográfica ao pescoço a querer tirar fotos dos tão embelezados prédios, e a serem ao mm tempo... Marginalizados!!

Amil disse...

exacto Duxxi, esse exemplo dos Jap´s é óptimo.
Eles e outros, primeiro tiram as fotos e depois, alguns perguntam quem fez a obra, e eis que surge a resposta, "foi uma espanhola Aghata Ruiz de la Prada". O que ficará na memoria além da fotografia é que o trabalho é de um espanhol.
E depois queixamo-nos que os estranjas não sabem onde fica Portugal, ou dizem que a capital é Madrid. Pois, claro que é!

Quanto ao Siza... gostos não se discutem, mas eu pessoalmente sou a favor de apostar em sangue novo.

Nuno disse...

Boas!!
Tenho outra opinião. Gosto muito da iniciativa!
Concordo com o Meireles e tenho as minhas dúvidas em saber quanto vai durar a pintura. Espero que o povo seja minimamente consciente da importancia da obra e como pode valorizar a zona em questão (acho que pintando o escudo do VSC a coisa fica resolvida :p ). Se existir essa consciencia "cultural" então Gmr pode vir a ter uma obra muito original.

Não estou de acordo que seja o Siza porque é um arquitecto e não se espera dele uma pintura.
Para mim não é nada despropositado pedir à Agatha Ruiz de la Prada que dê o nome e a ideia a esta pintura. Vai dar reconhecimento porque a mulher é conhecida e por exemplo os Jap`s vao de certeza querer ver a obra. Acrescento que estatisticamente são os espanhois que mais visitam a cidade por isso este nome pode ter alguma logica no sentido de atrair ainda mais turistas espanhois.
Claro que se podia dar o trabalho a um jovem valor portugues mas sejamos pragmaticos: alguém iria ver a obra de proposito só pelo nome? Nao! Digamos que a Aghata vai ser mais um ponto de atracçao, e é uma aposta segura. Por muito idealismo que exista em 2012 temos (ou têm) de mostrar resultados, o que significa que à que jogar pelo seguro e para que tudo seja um exito.

Se já existe o preconceito só porque a senhora é de Braga então nem sei que mais se vai pensar ou dizer.

Agora um bom trabalho seria tentar, a partir desta obra, capitalizá-la com acçoes que levem a que esses jovens "desconhecidos", mas com valor, possam mostrar-se.

Concluio: gosto na proposta arriscada, corajosa e arrojada que a meu ver são elementos que bem faltam à nossa mentalidade portuguesa.

Anónimo disse...

.....................................

Sá Rocha disse...

Concordo com o NOX. Acho que o nome da artista pode atrair muitos turistas à cidade. Existem muitos exemplos positivos de artistas estrangeiros que fizeram obras emblemáticas fora do seu país. O Gugenheim em Bilbao, por exemplo... (Sem querer comparar a obra).

Em relação à manutenção do projecto já depende do civismo dos moradores. Espero que se apercebam do valor da obra.

Não percebi foi a parte do pão!?!?!? Não percebi mesmo... inovação.... crescimento económico??? Não percebi.

Se em matéria cultural este presidente tem sido óptimo já em desenvolvimento económico tem sido péssimo!!! O desemprego alastra e não se faz nada para atrair mai investimento ou empresas para a cidade. Só vejo projectos (protocolos com uni etc.) que não saem do papel....

Amil disse...

Plantar para colher em vez de ir ao mercado comprar maduro. É disto que se trata!

Pois eu insisto que deveria ser um artista Português.
É verdade que o Gugenheim, desenhado por um americano, está em Bilbau e impulsionou/projectou a cidade no mundo.
Então vejamos!
Quantos dos que aqui escrevem e lêem já foram a Barcelona e aproveitaram e foram ver as casas e a sagrada família do Gaudí? O turismo de arquitectura tem um valor enorme para uma cidade como Barcelona, e mais não foi preciso chamar um estrangeiro.
Curioso o caso de Barcelona porque faz o mesmo no futebol e tem dos melhores jogadores do mundo e quase todos da cidade/região.
Plantar para colher...

O que acho, é que infelizmente torna-mo-nos um povo de horizontes bem curtos, em comparação com o que já tivemos.
Queremos os resultados JÁ, nem que para isso se vá buscar e pagar 30 vezes mais a um gajo lá fora.

Como dizia a outra. "que parva que eu sou".

Nuno disse...

Amil, idealmente tens razão, mas temos que ser realistas porque o evento realiza-se já no próximo ano por isso é normal que se procurem resultados imediatos (nao podemos cair no ridiculo da casa da musica por exemplo).

O caso de Barcelona é um caso único! Qual é a cidade na Europa que é conhecida pelo design e pela arquitectura? Só me lembro de Barcelona nesse aspecto. O caso do futebol também é unico e tens de ter muito dinheiro para segurar os jogadores (veja-se o Ajax...).

Na minha opinião deve-se aproveitar este evento para projectar valores portugueses e nesse ponto concordo plenamente contigo. A partir de nomes conhecidos posteriormente devem-se "colher" jovens valores. Temos que que nos aproveitar desta externalidade positiva. É como no futebol: se o Messi viesse para o VSC o resto dos jogadores iam aprender com ele e querer ser mais competitivos o que levaria a uma melhor equipa. Espero que Guimarães possa ser o expoente maximo da cultura em PT e ser conhecida na Europa por isso.

Por exemplo, sería interessante se agora jovens designers pintarem outros edificios degradados... ou seja, a porta foi aberta e a Agatha permitiu que se desenvolvesse este tipo de acções. Por isso concordo com esta "contratação".

É outro ponto de vista :)

Amil disse...

Sim, outro ponto de vista. No entanto, e permite-me a frontalidade. Para mim, questões como esta, e outras ainda menos visíveis, são a prova do desligamento dos Portugueses ao que é Português.
Lá fora é que é bom, o que vem de fora é que é melhor, quem vem de fora é sempre superior. E como Português sinto-me mal com este tipo de decisões.

Infelizmente para os portugueses o que interessa é a selecção, o resto é fado. Ai tristeza, saudade... esse tipo de merda que nos acanham e nos tornam pequeninos, mesquinhos e sem amor próprio. Maldito Salazar, esse filho da PUTA!

Se reparares os Portugueses que são bons, (mas os que são mesmo bons e não os que chegaram longe por cunhas) são os que acreditam e apostam neles próprios são os que não tem medo de enfrentar tudo e todos cá dentro, não têm medo de ir para fora e provar o que valem, são os que se mandam de cabeça. E claro, cá... são só mais uns Portugueses como muitos outros que nunca hão-de ser opção porque o país compra o de fora, usa o de fora e só valoriza o de fora. Exemplos? Elvira Fortunato, Mourinho, António Damásio etc etc.

Até nas empresas tens casos destes. Como deves saber a Renova hoje já é valorizada em Portugal, mas durante muitos anos comprávamos Renova a pensar que era Espanhola e aliás a estratégia de Renova foi precisamente ter um comportamento como se fosse Espanhola. Queres mais? Lanidor, Salsa, BebeCar...

É triste!