José Sócrates
Suspender a Ota «seria um erro»
O primeiro-ministro considerou hoje que «seria um erro» suspender agora o projecto de construção do aeroporto da Ota, uma localização que lembrou ser estudada há 30 anos e ter sido apenas mantida pelo actual Governo
Em entrevista hoje à RTP 1 e à Antena 1, José Sócrates lembrou que «há 30 anos o país discute e fazem-se estudos» sobre a localização do novo aeroporto da região de Lisboa, que a decisão pela Ota foi «fundada nos melhores pareceres» e confirmada pelos governos de António Guterres, Durão Barroso e Santana Lopes.
«Não é uma decisão deste Governo. O que o Governo fez foi manter uma decisão anterior, fundada em estudos de 30 anos», disse.
Segundo José Sócrates, o Executivo colocou quatro perguntas aos «melhores consultores internacionais» e concluiu que em 2017 o aeroporto da Portela terá dificuldades de funcionamento; que não será viável manter a Portela juntamente com outro aeroporto adjacente; que a Ota é a melhor localização, tendo em conta os estudos que existem; e que o aeroporto pode ser construído por privados, que seriam ressarcidos através da exploração a 30 anos.
Questionado sobre se não haveria localizações mais favoráveis para um novo aeroporto na Grande Lisboa, o primeiro-ministro disse que neste momento «não há outro local estudado».
«Podemos fazê-lo. Paramos tudo e dedicamos mais dois ou três anos a estudar outra localização, mas eu acho que isso seria um erro» e «uma irresponsabilidade», disse, acrescentando que um adiamento na decisão acarretaria custos.
O primeiro-ministro lembrou ainda que no ano passado o aeroporto da Portela recusou «centenas de voos» devido à falta de capacidade.
«Centenas de milhares de passageiros não utilizaram a Portela por falta de espaço», disse.
Lusa/SOL
Suspender a Ota «seria um erro»
O primeiro-ministro considerou hoje que «seria um erro» suspender agora o projecto de construção do aeroporto da Ota, uma localização que lembrou ser estudada há 30 anos e ter sido apenas mantida pelo actual Governo
Em entrevista hoje à RTP 1 e à Antena 1, José Sócrates lembrou que «há 30 anos o país discute e fazem-se estudos» sobre a localização do novo aeroporto da região de Lisboa, que a decisão pela Ota foi «fundada nos melhores pareceres» e confirmada pelos governos de António Guterres, Durão Barroso e Santana Lopes.
«Não é uma decisão deste Governo. O que o Governo fez foi manter uma decisão anterior, fundada em estudos de 30 anos», disse.
Segundo José Sócrates, o Executivo colocou quatro perguntas aos «melhores consultores internacionais» e concluiu que em 2017 o aeroporto da Portela terá dificuldades de funcionamento; que não será viável manter a Portela juntamente com outro aeroporto adjacente; que a Ota é a melhor localização, tendo em conta os estudos que existem; e que o aeroporto pode ser construído por privados, que seriam ressarcidos através da exploração a 30 anos.
Questionado sobre se não haveria localizações mais favoráveis para um novo aeroporto na Grande Lisboa, o primeiro-ministro disse que neste momento «não há outro local estudado».
«Podemos fazê-lo. Paramos tudo e dedicamos mais dois ou três anos a estudar outra localização, mas eu acho que isso seria um erro» e «uma irresponsabilidade», disse, acrescentando que um adiamento na decisão acarretaria custos.
O primeiro-ministro lembrou ainda que no ano passado o aeroporto da Portela recusou «centenas de voos» devido à falta de capacidade.
«Centenas de milhares de passageiros não utilizaram a Portela por falta de espaço», disse.
Lusa/SOL
11 comentários:
Iniciando o debate, e sem pôr em causa a necessidade de um aeroporto de nivel internacional para Portugal, sempre posso ir dizendo que me parece que estamos perante outro "elefante branco".
Após aquela grande entrevista em que marcaram presença muitos dos mais ilustres engenheiros deste país, fiquei com sérias dúvidas se a ota será a alternativa mais económica e funcional para este aeroporto mas não posso deixar de concordar que esperar mais 2 ou 3 anos pode ser prejudicial para a economia portuguesa( outros clandestinos sabê-lo-ão melhor do que eu).
Mas a meu ver não são estas interrogações o cerne da questão, a meu ver o que é realmente importante é fazer a pergunta: depois de toda a conversa de apertar o cinto e de muitos portugueses viverem pior actualmente do que no tempo da velha senhora com que legitimidade se gastam milhares de milhões de euros na construção deste aeroporto?
Sempre se dirá que a longo prazo beneficiaremos com o turismo e que esta é uma falsa questão mas talvez não seja tão descabida a pergunta, senão vejamos: o turismo beneficia fundamentalmente Lisboa e o Sul do país, mas os sacrifícios pedem-se a todos( aumento de impostos, diminuição de regalias) ora é o Norte que tem a pior taxa de desemprego de Portugal, é também no Norte que se recebe pior(quase metade do que na capital) é por fim o Norte que menos beneficia com esta construção...
Não estaremos nós perante mais uma manobra centralizadora e insensível do governo ainda por cima quando a "crise" se sente de forma tão mais intensa na única região que pouco sai a ganhar com este aeroporto?
A ver vamos a opinião dos ilustres clandestinos...
Regionalização, já!!
O Pior é que para justificar a OTA muitos voos do Porto sao desviados para Lisboa. O porto neste momento é basicamente um aeroporto que se mantem à custa das companhias de baixo custo. Se nao fosse isso nao sei nao. Tenho viajado muito do Porto e há 2 anos nao havia quase voos nenhuns. Quase todos desviados para Lisboa. Neste momento há mais por causa da Ryanair, HLX e outras... Tou para ver.
Mas a questão do licenciamento do PM não é a questão.
A questão é, sobretudo, sobre a saúde do país, e se o PM pode, realmente, melhorar o nível de vida dos portugueses.
A questão da OTA é mais uma sobre-elevada luxúria que acho dispensável neste momento. Penso, que seria mais benéfico para o país, melhorar as condições do aeroporto do Porto e de Faro, para que não esjamos, como é usual, dependentes da centralizalação
da capital e dos seus arredores.
Como é óbvio não fui eu o responsável pelo grafismo, mas não posso deixar de expressar o meu sincero reconhecimento a quem, de forma tão expedita, colaborou para o engrandecimento do post...
qq um pode ser 1º ministro sem ser licenciado...essa nao é para mim a questão...
a questão sera o facto de o diploma ter sido assinado a um domingo e de 3anos de concluida a licenciatura o Sr José já assinava como ENG....é o Status que o levou a esta "façanha"...
mais uma vez digo q os politicos de topo em Portugal sao muito mal pagos, pois caso fossem bem pagos as grandes cabeças nao estariam no privado, e nem se verificariam situações destas no topo de hierarquia politica...
Relativamente à OTA parece-me evidente que são muitos os pontos negativos e as reticências. Para serem gastos tantos milhões talvez fosse preferível esperar mais dois anos e com uma maior consenso dos engenheiros especialistas fazer, então um aeroporto.
Um ponto que acho crítico e grave é se a Portela ficar desactivada. Não sei se já viram no mapa mas o aeroporto fica a 60 km a Norte de Lisboa pelo que não compensará as viagens domésticas entre Porto e Lisboa. Imaginemos os empresários a meterem-se dentro do avião no Porto (têm de fazer o check-in 30 minutos antes) para voarem 20 minutos e depois ainda terem que andar de taxi ou de comboio para Lisboa. Talvez já exista TGV directamente entre a OTA e Lisboa mas o seu custo deverá ser certamente elevado. Compensará todo fazer esta viagem por avião? Se a Portela continuar então tudo bem. Só não percebo porque não se faz como as grandes cidades europeias que têm um aeroporto doméstico (neste caso Portela) e um internacional (a OTA).
Infelizmente parece-me um grande elefante branco e o dinheiro ficará de novo na região de Lisboa, e temo que o aeroporto do Porto sofra negativamente e que passemos a recorrer ao aeroporto de Vigo...
o mais escandaloso da OTA é parte dos terrenos pertencerem a Fundação Mario Soares & Diamantes, assim como os milhoes que se teem de gastar so para fundiar a base de toda a estrutura...
isto para nao falar dos inumeros voos desviados do Porto par LIsboa só para sobrelotar o aeroporto e justificar um novo...mas até que isso nem foi mau de todo...o Sá Carneiro ficou mais vazio e virou-se para as companhias de custos baixos, o q a nós bem jeito dá...
Venho por este meio desculpar-me e informar o exímio ilustre Meireles da pequena adição que foi sujeito o seu post.
Apenas achei relevante a introdução desta cédula pessoal do nosso PM.
Desculpas aceites desde já endereçando o convite a futuras adições visto que é sem dúvida uma das minhas lacunas a incapacidade de empregar fotos pertinentes ao material escrito que vos tento apresentar.
Fexa centros de saude,maternidades, corta nosmedicamentos e o ministro da saude o comunadiz que poupou quatro milhoes emais manda cinco milhoes para os turras do medio oriente para fazerem um de BOLA! onde estao as mulheres as doas dos jornais? Cobardes! foi nexessario o rui santos do desporto vire afalar do caso!.........
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