terça-feira, 9 de outubro de 2007

A JORNADA




Esta semana, por indisponibilidade horária e por falta de vontade, vai em sintese o costumeiro comentário à jornada da liga portuguesa...
De realçar as vitórias dos 3 estarolas, com mais ou menos mérito consoante de quem estivermos a falar, e o regresso às vitórias dos marroquinos, com um penalty manhoso a 4 minutos do fim o que fez jokanovic abandonar o banco em protesto. Realce também para o festival de golos no bessa, com os azuis de belém a darem cartas e a dizerem em alta voz que não planeiam ver-se arredados da luta europeia em tão precoce fase do campeonato. A naval deu um pontapé na crise e foi derrotar o rei dos empates no seu próprio reduto continuando os sadinos a fazer um excelente campeonato mantendo-se invictos, ainda por cima nos barreiros, onde a sensação maritimo comprometeu e atrasou-se na luta pelos primeiros lugares.



Académica 0-1 F.C. Porto

Que dizer deste porto? A realizar a melhor época desde o inicio do reinado de pinto da costa, soma por vitórias os 7 jogos realizados, aparentando estar imparável e dando poucas hipóteses para sonhar aos seus mais directos adversários, a jogar assim os bicampeões nacionais arriscam-se a transformar este campeonato num verdadeiro passeio. A Académica fez pela vida, defendendo bem e tentando dar um ar da sua graça, o que quase conseguiu apesar de alguns falhanços clamorosos dos avançados do porto, nomeadamente de tarik, mas uma grande penalidade, a meu ver bem assinalada, deitou por terra a briosa exibição dos estudantes. Do pouco que vi do jogo parece-me ser um resultado que se ajusta...



Boavista 2-4 Belenenses

Já o havia dito anteriormente e repito-o hoje: este boavista está a jogar mais do que eu contava... efectivamente, ver-se no seu próprio terreno em desvantagem por duas vezes, tendo uma equipa com uma média de idades baixissima, contra um adversário com o plantel que o Belenenses tem este ano, e conseguir recuperar é de louvar... No entanto o 3º golo dos pasteis deitou tudo a perder dando inicio à contestação no bessa tanto ao treinador como ao presidente. O Belenenses deu sinal claro que está para as curvas e perfila-se como candidato à europa apesar do atraso pontual acumulado nas primeiras jornadas da liga, o que era de prever face ao plantel de luxo que tem para esta temporada.



P. Ferreira 2-1 E. Amadora

Não vi o jogo mas pelo que li trata-se de outro renascimento, tal como o belenenses, pois ao que parece o paços jogou bem e ganhou com justiça perante um ultra defensivo estrela que queria levar um pontinho mas ficou a ver navios.De realçar que este paços tem um plantel bem melhor do que é costume, a ver vamos se José Mota tem unhas para tocar esta guitarra.



Marítimo 0-0 V. Setúbal

Os sadinos estiveram bem a tapar os buracos para a sua baliza e os insulares não tiveram arte nem engenho para se libertarem da teia montada pelos de setúbal... Jogo fraco, nada expectável visto que ambas as equipas praticam bom futebol e estão a fazer um excelente campeonato mas há dias menos bons e só espero que estas duas equipas tenham muitos desses dias neste campeonato pois seguramente estarão na linha da frente no que à luta europeia diz respeito...



U. Leiria 1-2 Benfica

Há mais de 2 anos que nuno gomes não bisava pelo benfica e revelou-se decisivo quando o fez... Os seus golos valeram 3 pontos que permitem ao benfica manter-se lá por cima apesar da já dilatada distância para a liderança, de resto pouco mais a dizer a não ser que o benfica, apesar de ganhar, joga pouco e que o leiria cada vez mais se perfila como candidato à descida, pois as contas do campeonato não se compadecem com tão paupérrimo nível exibicional de maciel e companhia...



Sp. Braga 1-0 Nacional

Sorte, muita sorte teve este braga ao bater a equipa do nacional... Dani mallo
foi considerado o melhor em campo!!!, fazendo uma série de grandes intervenções e, quando este não chegava, eram os postes a negar o golo aos ultra-marinos. A 4 minutos do final o 0-0 soava a injustiça para os da madeira mas o penalty infantil de ricardo fernades funcionou como uma verdadeira oferta divina para jorge costa e apaniguados, que viram cair-lhes do céu uma vitória que não mereciam de todo. Jokanovic abandonou o banco colérico, em protesto por mais uma arbitragem que foi, na sua óptica, grotesca com claro sacrificio da sua equipa.



Leixões 0-1 Naval

E à 7ª jornada o rei dos empatas... perdeu. E logo contra a naval, em plena crise de resultados e com a escaldante lanterna vermelha nas mãos. Com ulisses morais na calha mas ainda com pouco ou nenhum trabalho com os seus pupilos, a naval foi mais matreira e quando a oportunidade surgiu não hesitou em cravar a faca num leixões que até estava a ser mais mandão. Mas o futebol é assim mesmo e uma equipa com as limitações do leixões, vendo-se a perder em casa perante o seu público e contra uma equipa com outro arcaboiço em termos de campeonato principal, não foi capaz de dar a volta ao texto. Ficaram-se a rir os da figueira, que dispararam na classificação entregando a lanterna vermelha a outros e garantindo a sua 1ª vitória na competição.



Sporting 3-0 V. Guimarães

Quem não tiver assistido ao encontro pensará que se tratou de um dominio avassalador dos leões, que terão com o seu bom futebol prostrado uma das equipas sensação deste campeonato. Nada mais falso e desfazado da realidade. Efectivamente este jogo mais pareceu um jogo de rugby pois o 3-0 faz lembrar a transformação de uma penalidade e houve jogadas que orgulhariam os lobos pela sua brutalidade e pela mestria do derrube do adversário com o corpo, nomeadamente a jogada do 1º golo.
A primeira parte foi do Vitória, com boas jogadas de entendimento e não concedendo quaisquer veleidades ao sporting. A 2ª parte começou como acabara a 1ª apesar de um ligeiro ascendente leonino, como lhe competia por jogar perante o seu público, no entanto uma decisão que vou considerar caricata do árbitro do encontro, inclinou o campo possibilitando o golo do sporting, quando nada o fazia prever e contra a corrente do jogo. VERGONHOSO. Mais vergonhosa ainda foi a atitude de p.bento e soares franco que após tanto vitimização não tiveram sequer coragem de admitir que o abre-latas neste jogo não foi izmailov ou liedson mas sim um senhor vestido de negro...Seja como for o VSC foi atrás do prejuízo, jogando de igual para igual com um candidato ao título no seu reduto, não merecendo o avolumar do resultado, como viria a suceder, batendo-se com galhardia até final à imagem de Cajuda. Nota final para as declarações de Cajuda no fim dojogo, recusando-se a criticar o árbitro e dando ao " miúdo" p.bento uma verdadeira lição de bem estar no futebol que o técnico leonino tão cedo não esquecerá concerteza ( para seu bem diga-se, pq eu até aprecio muito o seu trabalho mas às vezes...)

5 comentários:

Anónimo disse...

3 pontos a realçar...
Jesualdo entra na historia do FCP com 7 vitórias seguidas mas sem produzir bom futebol

Boavista desce ao seu lugar no panorama actual do futebol português: penultimo

Tanto em Coimbra como em Braga foram bem assinaladas duas grandes penalidades...

Sá Rocha disse...

Este gajo é do Braga só para se meter com o pessoal vimaranense!!! Vai-te embora pá... :P Volta prá terra das gajas boas!

Anónimo disse...

Quando digo penalty manhoso não quero dizer que não existe... mas fazer penalty naquela altura não lembra ao diabo, daí a adjectivação "manhoso"... ;-)

Anónimo disse...

Mais uma vez, os meus olhos rejubiliam com tamanha rubrica semanal sobre essa competição nacional. Um bem haja ao amigo Meireles... Um bem haja!
Vamos lá mal-dizer:

Académica 0-1 F.C. Porto
Um sistemático sistema de favorecimentos ilicítos, proveniente da LPFP e da APAF. Até um "cagadinho" consegue ganhar num clube "levado ao colo".
Eu diria mais. O Paciência fez pela vida. Isto de treinar clubes que jogam contra os clubes do coração, tem que se lhe diga. "Abriu as pernas", como diria o povo. Como se não chegasse jogar com 15, o porto ainda teve mais 11+1 a trocer por eles.

Boavista 2-4 Belenenses
"este boavista está a jogar mais do que eu contava" Onde é que eu já ouvi isto?! O Pacheco, tinha dito à alguns dias atrás que podiam contar com o Boavista, visto que as ditas "estrelas" já estavam bem "enlaçadas" no futebol nacional da 1ª liga... Os resultados, nem por isso...
O Cavalo Branco continua a sua odisseia em Belém. Já não bastava Schuster, agora também Ottmar Hitzfelds sente a pressão de Deus, ou melhor, de Jesus...

P. Ferreira 2-1 E. Amadora
José Mota?! Se Jesus é Jesus, Mota é Deus. O homem do chapéu amarelo, deu mais uma prova do seu esplendor. Os castores têm nele, a estrela da companhia. Salvé Mota!
O Estrela, ainda não desceu?!

Marítimo 0-0 V. Setúbal
Foi o confronto do dito "tesão de mijo". Tanto "tesão" e nada em concreto foi conseguido.
O Setúbal, continua invicto, mas parece-me, o tal, que mais dia menos dia irá ceder.

U. Leiria 1-2 Benfica
O Leiria evidenciou-se neste jogo como "O Candidato". A 2ª Liga ficará mais rica, com mais um estádio de carimbo europeu nas suaas fileiras!
O Benfica... É este ano!! Já estou a ver a lampiãozada moralizada para o campeonato. Tive pena de não ter visto o "flash interview" de Camachito. "Ya bamos a trabajar para gañar. No, no! Bamos a trabajar."

Leixões 0-1 Naval
Finalmente o empatas perdeu! Com a pior equipa do campeonato. E em casa! Apartir daqui, é sempre a descer!
Grande Naval e grande vitória moral! À que dizer isto com frontalidade. Sempre gostei da Naval. Aquelas camisolas usufruem de cores esbeltas numa perspectiva bem estampada!

Sporting 3-0 V. Guimarães
Não vi o jogo. Vai-se lá saber porquê. Mulher de folga, futebol de "grilo". Mesmo assim... Foi-me constado que Bento I admitiu o pecado capital no lance do primeiro golo da turma de Alvalade. Pena, é terem marcado mais 2!
O Vitória mais uma vez, e apesar do resultado, dignificou o clube, em mais um jogo de bela caracterização ofensiva e de geometria a meio-campo. Uma verdadeira arte plástica de Cajuda.

Anónimo disse...

loool

eu so falei nos penalties de Coimbra e Braga porque agora com esta febre do Rugby muita gente parece confundir as duas modalidades...mas não foi o caso dos clandestinos deste blog ;)