quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Assalto à RTP

Um lóbi do Norte está a assaltar o poder na RTP nas barbas da nova administração, que se porta como um ‘cavalo de Tróia’ perante o ‘invasor’ – esse é o sentimento de muitos quadros superiores e médios da Marechal Gomes da Costa. A última expressão deste assalto é o famoso negócio da RTP com a Sport TV para os jogos da Liga de futebol, um negócio ruinoso para a RTP, ao contrário do que se quis fazer crer.

Para lá dos 19 milhões pagos, a RTP cedeu à Sport TV a partilha total dos jogos do Mundial 2010, negociados em exclusivo para a RTP pela anterior administração. E enquanto a Sport TV não abriu mão da exclusividade dos jogos entre os 'grandes' para a Liga –o que a RTP comprou foram os Benfica-Paços de Ferreira, Sporting-Trofense,FCPorto-Rio Ave, etc. –, aquela ficou com os ‘directos’ de todos os jogos do Mundial 2010.
Um ‘favor’ ao amigo Joaquim Oliveira, que, segundo fonte da RTP disse ao Correio Sport, foi quem sugeriu a ‘hábil’ junção dos 'futuros' do Mundial 2010 (para assim 'justificar' a recusa dos 21 milhões da TVI). Mas enquanto vai gastar um balúrdio em jogos menores da Liga, a RTP perdeu para a TVI os jogos da selecção nacional –o que vai acontecer pela primeira vez na história da TV pública.

Todavia, a obra-prima desta nova administração é uma coisa que dá pelo nome de ‘Liga dos Últimos’, que passou agora para RTP1, em horário nobre e com 40 minutos (tinha 20 na RTPN). É uma tentativa boçal de fazer graça com a parolice e com um certo clubismo local, abusando dos grandes-planos e confrontando-nos com caras estranhas de gente que diz palermices e palavrões abafados pelos habituais ‘piiis’!

Isto enquanto programas inteligentes e de verdadeiro serviço público como ‘Cuidado com a Língua’ e séries de qualidade como ‘Príncipes do Nada’ e ‘A Guerra’ não se voltavam a ver. Estas desgraças têm caras. As dos novos gestores, todos sem experiência e sem currículo para a função e todos do Porto (Guilherme Costa, José Marquitos e Carla Chousal, mais Luís Marinho, que passou para a administração), as dos três novos directores, todos do Porto, e Carlos Daniel, que se demitira amuado por não lhe terem dado a cobertura do Euro 2008 e viu reforçados agora os seus poderes.

Ou a do ecléctico e omnipresente presidente dos comerciantes do Porto, Rui Moreira, uma das vedetas da TV do Estado, que o escuta sobre política, arte moderna, a crise, os preços do petróleo, os ciganos da Quinta da fonte ou o novo aeroporto de Lisboa.
Que pensará disto tudo o arguto e atento ministro Santos Silva?

5 comentários:

TheBlueBeast disse...

vou procurar saber mais do assunto...
vindo do "Correio Sport" a noticia só pode ser obra da Leonor Pinhão e, como taal, tem crédito reduzido...
depois o ataque às gentes do Porto ainda demonstra mais a premeditação desta noticias, logo vou procurar saber mais de outras fontes que não o jornal ultra-lisboeta e anti-portuense Correio do Amanhã......

Anónimo disse...

lol
era previsível!!
realmente o blog ameaça tornar-se, e já há muito tempo, num anti-tripeirismo nunca visto..

no entanto, há sempre o provérbio;
"quem semea ventos (e aí o porto andou a semear à largas décadas), colhe tempestades"

Nox disse...

Mas é um atrigo altamente tendencioso!!
A parte do Rui Moreira está bestante engraçada! Um seguidor do Nuno Rogério!!!

TheBlueBeast disse...

pah...e os outros (VSC) que vao ficar com o Drogado a titulo definitivo, mas se o quiserem vender tem que perguntar primeiro aos patrões (SLB) se deixam ?!

Fónix...

TheBlueBeast disse...

"Lanchas da droga feitas no Norte"

este é mais uma grande capa de hoje do Correio do Amanhã...

é que nem sei bem qual é a noticia, mas o caracter depreciativo vem logo apontado ao "Norte"...

mas os lisboetas gostam muito do Correio...