domingo, 10 de agosto de 2008

Tipicamente português...


Telma Monteira diz ter sido prejudicada pela arbitragem

A judoca Telma Monteiro considerou hoje ter sido prejudicada pela arbitragem nos combates que ditaram o seu afastamento dos -52 kg dos Jogos Olímpicos, nomeadamente contra a chinesa Xian Dong Mei e a espanhola Ana Carrascosa.
"Não tivemos uma competição justa. Lutei um pouco contra os árbitros. Saí com vontade de rir. Pensei que estava a lutar contra quatro pessoas. Mas nem quero dar isso como desculpa. Quando estamos num dia para ganhar, entramos e projectamos a outra pessoa por ippon se for preciso, mesmo que os árbitros não estejam a ajudar", disse.
Sendo das grandes favoritas ao ouro, o nono lugar, igual a Atenas2004, foi decepcionante: "Senti que estava na minha melhor forma de sempre. Não é desculpa, mas houve momentos de arbitragem que foram fundamentais. Senti que era a única que queria projectar e que as outras só queriam esperar que eu avançasse com ataque para contra-atacar e aproveitar. Foi isso que aconteceu".
"Há coisas que para mim não estiveram bem, mas a verdade é que elas me projectaram e souberam jogar com a arbitragem. Se calhar o erro é meu que quero projectar. Infelizmente parece que é um erro querer ganhar, mas é um erro que vou ter sempre", vincou.
Telma Monteiro deu como exemplo o combate com a campeã olímpica Xiang Dong Mei: "Entrei muito bem, e a vantagem (que consegui) não era yuko, era muito mais. São essas coisas que fazem a diferença. Ela está a competir em casa".
Depois de ter perdido em 2007 o título mundial para uma chinesa, agora foi afastada por uma compatriota, algo que não afecta Telma, "sem qualquer estigma" contra as atletas do país asiático.
O sorteio de Telma Monteiro (vice-campeã do Mundo, bicampeã europeia e segunda do ranking mundial) não foi favorável, mas a judoca lusa lembra que "para se chegar ao ouro, que era o objectivo, é preciso vencer todas as atletas, independentemente de ser na segunda ronda ou na final".
"Em todas as competições que vou é para as medalhas e nos Jogos Olímpicos não é diferente", acrescentou, garantindo que não houve desmotivação frente a Ana Carrascosa (líder do ranking mundial) após perder com a atleta da casa, "pois ainda podia levar uma medalha, o bronze".
Telma Monteiro assegura que nunca sentiu "pressão" pelo facto de ter assumido o objectivo de conquistar uma medalha - "falo sempre a verdade e se dissesse que vinha para ficar nas sete primeiras, todos sabiam que não era verdade - e diz estar de "consciência tranquila" pelo seu desempenho em Pequim2008.
"Pensei que ia acabar o dia a chorar, mas não. Encontrei as minhas colegas a chorar, por elas e por mim", concluiu.

In JN


PS: Depois desta primeira grande decepção lusa em Pequim, esperemos para ver se sempre vai ser possivel fazer melhor em termos de Medalhas do que em Atenas...
Com tão pouco apoio e destaque que é dado às modalidades ditas amadoras, dúvido muito que se chegue mais longe que nas últimas Olimpíadas, mas espero estar errado...

Sem comentários: